São Paulo, terça-feira, 17 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA REDE

Conspiração em pedaços

Vídeos usam imagens alheias para propagar teorias políticas

DA REPORTAGEM LOCAL

Seita pretende acabar com 90% da humanidade e robotizar os 10% restantes -e tudo começará pelos EUA.
Teorias como essa (melhor explicada em tinyurl.com/ bdvxde) se proliferam na rede, construídas por internautas que se apropriam de imagens de reportagens, entrevistas e filmes de outros autores para reeditá-las e transformá-las na narrativa que os apetece.
O objetivo principal desses "montadores" é alertar a humanidade sobre uma ordem mundial que, segundo eles, está sendo imposta à nossa revelia, secretamente, para dominar a população. Apoiados em legendas, narrações e reedição de depoimentos, os vídeos, que nem sempre avisam sobre a utilização de imagens alheias, procuram provar o que afirmam.
Entre os assuntos preferidos dos "documentários frankenstein" estão o sistema monetário -o débito é "uma das mais antigas formas de manipulação da humanidade"-, o 11 de Setembro -alvo de filme que esteve em cartaz nos cinemas brasileiros neste ano, "O Novo Século Americano"- e o emburrecimento da população.
A culpa, segundo os teóricos da conspiração, é, em geral, da seita secreta Illuminati (tinyurl.com/cafbo2), dedicada a controlar assuntos globais e que imporá a tal nova ordem, estabelecida quando a população estiver sob controle, para resumir várias das teorias espalhadas pela rede.

Entender para enfrentar
"A verdade vai te libertar. Se você acredita nos Illuminati ou não, se perde seu tempo ouvindo as chamadas teorias conspiratórias ou não-há algumas coisas que deveriam ser entendidas por todos. Essas não são teorias conspiratórias. São fatos documentados, rastreáveis e fáceis de provar."
A introdução é do vídeo "Enfrente a Nova Ordem Mundial Globalmente Discordando" (tinyurl.com/dbyz8n), que "explica" que uma só linhagem sanguínea impera na Terra, e ela inclui todos os presidentes americanos (o filme é pré-Obama) e está ligada à monarquia britânica e ao antigo Egito. Aliás, todos os presidentes americanos foram maçons, diz.
Outro exemplar do gênero "o inimigo está dentro de casa" é o título "O que É a Nova Ordem Mundial?" (tinyurl.com/ ckplsw), que relaciona o governo dos EUA ao nazismo.
Inúmeros outros vídeos estão agregados em um site dedicado a teorias conspiratórias, conspiracyrealitytv.com, com um link só para montagens do gênero. (CRISTINA FIBE)


Texto Anterior: João Pereira Coutinho: Adeus às armas?
Próximo Texto: O mouse que ri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.