São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Mastrangelo Reino/Folha Imagem
O presidente do STJ, César Asfor Rocha, na noite em que ganhou o título de cidadão paulistano da Câmara Municipal de SP

Sobre rodas

O trânsito de SP matou, só no ano passado, 1.382 pessoas -ou sete vezes mais do que um dos mais graves acidentes aéreos da história, o da TAM, em 2007. O índice de 2,07 mortes por 10 mil veículos é bem maior que o da média de países como EUA (1,60), Espanha (1,14) e Alemanha (0,89). A boa notícia: houve queda de 10% em relação a 2008 (2,3), ano que teve 1.463 vítimas fatais na cidade.

SOBRE RODAS 2
Os pedestres foram as maiores vítimas: 671 morreram em acidentes, além de 428 motociclistas, 222 motoristas ou passageiros e 61 ciclistas.

MÃO ÚNICA
E o secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, anuncia nos próximos dias a proibição de motos na 23 de maio, entre o Detran, em frente ao parque Ibirapuera, e o Vale do Anhangabaú. A medida faz parte do pacote para diminuir o número de vítimas no trânsito -70% dos acidentes nesta avenida envolvem motoqueiros. Moraes calcula que o veto às motos fará com que as ocorrências passem de 182 por ano para pouco mais de 50.

RANKING
As motos também serão proibidas na pista expressa da marginal Tietê, via que registrou quase 600 acidentes e que teve o maior número de vítimas fatais na cidade em 2009: 50. Em seguida vêm marginal Pinheiros e 23 de Maio.

LIÇÃO DE CASA
Os desembargadores do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, em SP, enfrentam uma inédita fiscalização. A correição, determinada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) começou nesta semana e verificará desde atrasos em processos até o atendimento que os magistrados dão a advogados.

MENSALÃO

Lula: réu ou não, eis a questão

O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), dividirá com os outros colegas da Corte uma das decisões mais polêmicas do caso: a de incluir o presidente Lula como réu no processo.

 


O pedido já foi feito reiteradas vezes por advogados do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que denunciou o pagamento de mesada aos parlamentares e acabou sendo ele próprio denunciado. O argumento é o de que, como vários ministros do governo foram acusados de participar do esquema, isso indicaria a co-participação do presidente.

 


Até agora, Barbosa negou os pedidos dos advogados, já que o própria procuradoria-geral, que denunciou o mensalão ao Supremo, excluiu o presidente do processo. O ministro, no entanto, acha mais apropriado que a decisão final seja tomada por todos os ministros. Ele deve levar a questão ao plenário na próxima quinta.

ASFALTO CULTURAL
Carlos Vogt, secretário de Ensino Superior de SP, é candidato à presidência do conselho da Fundação Padre Anchieta, que comanda a TV Cultura. Ele é cotado para assumir o cargo e pavimentar a reeleição do jornalista Paulo Markun no comando da emissora, como quer o governador José Serra -e como não querem partidários de Geraldo Alckmin.

COBERTOR CURTO
O DEM e o PSDB paulista ligado a Serra devem se engalfinhar pela vaga de vice-governador na chapa de Alckmin (PSDB-SP). Os primeiros querem Guilherme Afif Domingos, secretário do Trabalho, na chapa; os tucanos serristas querem indicar um nome de seu grupo, empurrando Afif para concorrer ao Senado -eleição considerada muito difícil por ter na disputa nomes de grande densidade eleitoral, como Orestes Quércia, Marta Suplicy, Gabriel Chalita e Netinho de Paula.

FOME DE FENÔMENO
No voo da Gol que levou o time do Corinthians a Bogotá, na semana passada, o atacante Ronaldo reclamou do sanduíche oferecido pela companhia, dizendo que a porção era uma "miséria". Bem nessa hora, uma aeromoça passou pelo Fenômeno com uma lasanha na mão, que era para o piloto. O jogador, então, fez uma oferta: "Te pago cem reais para você deixar essa lasanha aqui". Ela recusou.

SELEÇÃO BALADEIRA
Donos de alguns dos clubes mais badalados de São Paulo vão atacar de DJs na festa de um ano do Sonique, no Baixo Augusta. Na escalação feita por Beto Lago, dono do bar, estão Renato Ratier, do D-Edge, Alexandre Youssef, do Studio SP, André Hidalgo, do Glória, Michel Saad, da Disco, André Almada, da The Week, e Tibiriçá (Z Carniceria, Volt, Lions e Vegas). A festa acontece no dia 30.

PILOTO E DJ
Para provar que não é mais um DJ de ocasião, o piloto Raul Boesel avisa que foi convidado pelo DJ Sharam, da badalada dupla de house Deep Dish, para dividir os pick-ups com ele em uma apresentação no clube Dream em Miami, no dia 25.

APERTO, NÃO
Após o concerto de Nelson Freire no sábado, na Sala São Paulo, formou-se uma fila para conseguir um autógrafo do pianista. Antes de chegarem a Freire, no entanto, cada um dos fãs era avisado pelo segurança: "Gente, não apertem a mão dele que ele não gosta..."

BOTECO LITERÁRIO
Com textos do compositor Moacyr Luz, intervenções de Ruy Castro e ilustrações de Jaguar, o bar Pirajá terá sua história contada em livro. A obra, que deve ser lançada em maio, vai reunir histórias de boemia com receitas de boteco e sugestões de trilhas sonoras para acompanhar a leitura.

CURTO-CIRCUITO
A ASSOCIAÇÃO AME Jardins realiza amanhã, às 8h, Assembleia Geral Ordinária com presença dos moradores, no Museu Brasileiro da Escultura, na avenida Europa.
O GUITARRISTA Edgard Scandurra e a cantora Pitty fazem performance como DJs hoje, a partir das 23h45, na festa Hell on High Heels do clube Hot Hot. Classificação: 18 anos.
A ESTILISTA Cris Barros apresenta seu desfile de inverno hoje, às 21h, no Edifício Dacon, na avenida Cidade Jardim.
OS DOUTORES DA ALEGRIA inauguram espaço de venda de produtos da ONG hoje, às 19h, na Coletivo Amor de Madre.
O LIVRO "A História do Automóvel - Vol. 3", de José Luiz Vieira, será lançado hoje, às 19h, na Livraria Cultura do Villa-Lobos.
A GRIFE ERRE, de Cláudia e Renata De Goeye, reabre hoje em novo espaço, a partir das 17h, na rua Paraguai, 21.

com ADRIANA KÜCHLER, DIÓGENES CAMPANHA e LÍGIA MESQUITA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Estação Andy Wahrol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.