São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha traz Plácido Domingo em "O Guarani"

Tenor espanhol vive o índio Pery em gravação da ópera de Carlos Gomes

Livro-CD, que chega às bancas no domingo, integra série de títulos essenciais do universo da música clássica

DE SÃO PAULO

Neste final de semana, a Coleção Folha Grandes Óperas reúne Plácido Domingo e John Neschling na mais popular ópera brasileira.
"O Guarani", de Carlos Gomes, é o volume sete da coleção e chega às bancas no próximo domingo, dia 20.
Popularizado globalmente pelos concertos que fez com os colegas Luciano Pavarotti (1935-2007) e José Carreras, ativo também como regente, barítono e administrador teatral, o espanhol Plácido Domingo resolveu encarnar o papel de Pery no começo da década de 1990, na Alemanha, em uma produção dirigida pelo cineasta Werner Herzog.
Para a empreitada, em Bonn, foi chamado um maestro brasileiro: John Nes- chling, que, naquela época, morava na Suíça.
Com libreto de Antonio Scalvini e Carlo d'Ormeville, "O Guarani" é uma adaptação, cantada em italiano, do romance homônimo de José de Alencar (1829-1877).
No Rio de Janeiro do século 16, o índio Pery tem de enfrentar aventureiros e canibais aimorés para assegurar o amor de Cecília.
Não parece exagero considerar seu autor, o campineiro Antonio Carlos Gomes (1836-1896), o mais célebre e festejado compositor de música no Brasil no século 19.
Com a estreia de "O Guarani" no palco do Scala de Milão, em 1870, o compositor projetou seu nome internacionalmente como um dos grandes criadores da cena lírica da geração posterior a Verdi.
Mesmo quem nunca ouviu a ópera inteira tem grandes chances de reconhecer a faixa um do primeiro CD.
O início de "O Guarani" ganhou o status de "segundo hino nacional" graças à sua adoção como prefixo de abertura no programa radiofônico "A Voz do Brasil".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Espanhol rege Osesp na estreia de 2011
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.