São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OPINIÃO TEMPORADA

Programação complexa é das mais atraentes dos últimos anos

SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

Dois regentes experientes comandam obras de grandes dimensões programadas para a temporada 2011 da Osesp: o primeiro é o espanhol Rafael Frübeck de Burgos, 77, que rege a "Nona Sinfonia", de Beethoven, no concerto de abertura de hoje.
O segundo é o russo Gennady Rozhdestvensky, que terá 80 anos ao dirigir em outubro a "Oitava", de Mah- ler, conhecida como "Sinfonia dos Mil".
Mahler e Beethoven, aliás, são marcas importantes da temporada. O austríaco terá a segunda fase de seu ciclo sinfônico completo com a apresentação das sinfonias nº 5 (com a futura regente-titular, Marin Alsop), nº 9 (com o brasileiro Isaac Karab- tchevsky) e nº 2 (com a mexicana Alondra de la Parra).
Beethoven também terá programas integralmente dedicados à sua obra dirigidos pelo atual titular, Yan Pascal Tortelier, e pelo israelense Pinchas Zukerman.
Entre os pianistas pode-se destacar a presença de Stephen Hough tocando Liszt (1811-1886) -compositor nascido há exatos duzentos anos-, Maria João Pires e Angela Hewitt, que fará as "Variações Goldberg" de Bach (1685-1750) em solo.
A música contemporânea terá importância na presença do inglês Thomas Adès como compositor em residência e do foco no estoniano Arvo Pärt -que terá oito obras apresentadas ao longo do ano-, além da estreia de "Ó", do vanguardista brasileiro Felipe Lara.
O repertório coral sinfônico será representado por obras como "Réquiem", de Verdi (1813-1901), "A Criação", de Haydn (1732-1809) -regidas pelo alemão Claus Peter Flor-, "Romeu e Julieta", de Berlioz (1803-1869), e "Missa nº 2", de Bruckner (1824-1896).
Outros destaques entre os regentes são o espanhol Juanjo Mena, recém-nomeado para a Filarmônica da BBC, o jovem russo Vasily Petrenko e o estoniano Kristjan Järvi, que causou ótima impressão no ano passado.
É uma programação complexa e coerente, certamente uma das mais interessantes dos últimos tempos.


Texto Anterior: Espanhol rege Osesp na estreia de 2011
Próximo Texto: Prêmio Shell consagra "Escuro", de Leonardo Moreira, em SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.