São Paulo, terça, 17 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música clássica ganha 1º disco do clube da Luluzinha

IRINEU FRANCO PERPETUO
especial para a Folha

A Paulus está lançando o primeiro CD do clube da Luluzinha da música clássica. Apenas com integrantes do sexo feminino, o Quinteto D'Elas dedica sua estréia fonográfica a compositora francesa Louise Farrenc (1804-1875).
Mentora intelectual do grupo, a contrabaixista Ana Valéria Poles diz que não tem nada de feministas. "Somos muito a favor de homens", afirma.
Na Áustria, onde estudou, Poles integrou uma orquestra de câmara 100% feminina. De volta ao Brasil, trouxe a idéia para a Orquestra Sinfônica do Estado, em 95, formando o grupo com mais quatro amigas: Betina Stegman (violino), Adriana Schincariol (viola), Marialbi Trisolio (violoncelo) e Helena Scheffel (piano).
"Graças a amigos como Adail Fernandes e Marcelo Ramos, que fizeram arranjos para nós, pudemos ampliar o repertório", diz Poles. E foi em uma viagem à Alemanha que ela conseguiu a cópia de dois quintetos de Louise Farrenc.
Proveniente de uma família de artistas plásticos (tanto seu pai, Jacques Edmé-Dumont, quanto seu irmão, Auguste Dumont, eram escultores), Louise Farrenc foi a única mulher a conseguir um posto de importância no Conservatório de Paris, no século 19.
Escreveu preferencialmente para seu instrumento, o piano, e várias obras de câmera, publicadas pelas Edições Farrenc, editora fundada por seu marido, Aristide.
Sua música é atraente e bem elaborada, com riqueza melódica e sonoridade generosa; está pouco representada no catálogo das gravadoras, e o bem acabado disco do Quinteto D'Elas serve como excelente introdução.

Disco: Louise Farrenc by Quinteto D'Elas Grupo: Quinteto D'Elas Lançamento: Paulus Quanto: R$ 18, em média


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.