São Paulo, terça, 17 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Últimos votos são entregues

ADRIANE GRAU
em San Francisco

Encerra-se hoje a votação para o Oscar deste ano. O prazo para os envelopes contendo os votos chegarem à sede da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Beverly Hills é 17h de Los Angeles, 22h no Brasil.
Os envelopes lacrados com os votos dos 5.371 membros da Academia serão mantidos pela auditoria Price Waterhouse, que tabulará os resultados. Os vencedores serão então impressos nos cartões a serem lidos pelos apresentadores na cerimônia no dia 23 de marco.
Entre os votos entregues hoje estão também os de melhor filme estrangeiro. O processo começou em novembro de 97, quando o Ministério da Cultura escolheu "O Que É Isso, Companheiro?" para representar o Brasil no prêmio máximo do cinema dos EUA.
O Comitê de Prêmio de Filme de Língua Estrangeira assistiu então a sessões especiais na sede da Academia. Foram escolhidos os cinco filmes concorrentes na categoria.
Podem votar para melhor filme estrangeiro os membros da Academia que tenham comparecido às sessões dos cinco filmes. A cópia usada para projeção passa imediatamente a fazer parte do arquivo da Academia.
O Brasil nunca recebeu um Oscar, mas o filme "Orfeu Negro", produção francesa filmada no país, foi premiado em 1959. A mais recente indicação de um título brasileiro aconteceu com "O Quatrilho", em 1996.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.