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TV
Canais pagos têm apenas 26% da audiência entre clientes de operadoras; Cartoon, SporTV e Fox Kids são líderes
43% dos assinantes de TV paga assistem à Globo
DA REPORTAGEM LOCAL
O cliente das operadoras de TV
a cabo brasileiras paga em média
US$ 33 por mês para ver TV aberta, principalmente a Globo. É o
que mostra o primeiro relatório
mensal de medição de audiência
na TV paga, divulgado ontem pelo Ibope.
Segundo o instituto, as emissoras abertas detiveram em março
76% de audiência média entre os
telespectadores com TV paga em
São Paulo e Rio.
Os cerca de 70 canais pagos disponíveis no país dividiram os
26% restantes. Só a TV Globo teve
43% de participação no universo
de telespectadores com TV paga
cariocas e paulistas.
Articulada para mostrar ao
mercado publicitário o potencial
dos canais pagos, a pesquisa revela que a audiência da TV por assinatura é quase traço.
Líderes de audiência entre os
canais pagos, ao lado dos infantis,
os canais de filmes (cinco Telecines, dois HBOs, dois Cinemax,
mais Fox, Film & Arts e TNT) registraram em março uma audiência média diária (24 horas) de 28
mil telespectadores. Esse público
cresceu para 49,8 mil no horário
nobre (das 18h às 24h).
Os canais abertos aparecem nas
sete primeiras posições na preferência dos assinantes. Entre os canais pagos, o infantil Cartoon
Network é líder, com audiência
média de 16.353 telespectadores
por dia. Em seguida, vêm os canais SporTV (esporte), Fox Kids
(infantil), Telecine Premium (filmes), TNT (filmes), Sony (entretenimento/seriados) e Globo
News (veja quadro).
Bancada por programadoras de
canais e por agências publicitárias, a pesquisa do Ibope ainda é
vista com restrições pelo mercado. Até mesmo o Ibope admite
que o levantamento só estará satisfatório daqui a seis meses.
A pesquisa abrange um universo de 400 domicílios com TV paga
nas regiões metropolitanas de São
Paulo e Rio. Desses domicílios, só
350 estão fornecendo dados. Os
outros 50 são de assinantes de
DTH (direct to home), das operadoras via satélite Sky e DirecTV. O
Ibope está tendo dificuldades em
adaptar seus equipamentos aos
dessas operadoras.
A amostra de 400 aparelhos cobre um universo de cerca de 1,1
milhão de assinantes (ou domicílios com TV paga) nas duas cidades. Nesses domicílios, o Ibope
calcula em 3.555.117 o número de
telespectadores, das classes A e B.
O levantamento é feito em tempo real. Nos domicílios são instalados aparelhos chamados peoplemetters, que identificam quem
está vendo TV e em qual canal o
receptor está sintonizado. Os dados são enviados, via radiofrequência, para uma central do Ibope. A metodologia é idêntica à
usada na TV aberta.
O anúncio dos dados do Ibope
foi feito ontem de manhã. Mas só
no início da noite, pressionado
por jornalistas, o instituto divulgou um ranking entre os canais
pagos.
"Esse negócio de ranking na TV
paga não dá certo", justificou, de
manhã, Flávio Ferrari, diretor do
Ibope Mídia.
O Ibope optou, inicialmente,
por divulgar apenas a performance dos canais em seus respectivos
gêneros. Assim, queria evitar
comparar "alhos com bugalhos"
-comparações entre o Cartoon e
o Telecine, por exemplo.
Nessa separação, os canais de
filmes detêm 22% da audiência
total dos canais pagos, mesmo
percentual dos infantis. O bom
desempenho dos canais de desenhos é atribuído ao fato de que as
crianças ficam mais tempo vendo
televisão do que os adultos.
O terceiro grupo com maior audiência é o de entretenimento
(como o Sony), com 16%. Os canais de esporte somam 11% da audiência e os de documentários
(como o Discovery), 7%.
Entre os canais de filmes, o Telecine Premium e o TNT lideram. A
boa performance do TNT se explica por ser um canal dublado,
presente em todos os pacotes e
em todas as operadoras. No grupo, o HBO ocupa a quarta posição, atrás do Fox. Nesse caso é o
contrário do TNT: o canal não está nas operações Net e Sky, e a audiência da DirecTV ainda não está sendo medida.
O canal USA é o vice-líder do
bloco dos canais de entretenimento, seguido pelo Multishow.
Entre o público masculino com
mais de 35 anos, o ranking dos canais de esportes é o seguinte:
SporTV, ESPN Brasil, ESPN International e PSN.
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