São Paulo, sábado, 17 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

História

Produção traz Egito além das pirâmides

PRISCILA PASTRE-ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para se alimentar, frutas, legumes, verduras, trigo e cevada.
Para grandes comemorações, banquetes regados a vinho e apresentações de músicos e dançarinos. Para manter a forma, boxe, esgrima e corridas.
A descrição pode parecer de costumes de qualquer sociedade do nosso tempo, mas data de quase 4.500 anos atrás.
Ao descortinar a vida às margens do rio Nilo, o documentário "O Egito na História", que estréia amanhã no Discovery Channel, desmistifica muito do que é divulgado sobre o tempo dos faraós.
Em 60 minutos, o arqueólogo Zahi Hawass mostra e detalha cada uma das que considera as "dez mais importantes descobertas" feitas no país nos últimos 200 anos, como o tesouro de Tutankamon.
Mas o que faz deste um ótimo documentário é a preocupação em revelar detalhes íntimos daquela sociedade, principalmente seus costumes.
Alguns deles eram parecidos com os nossos, outros nem tanto: as plantações dependiam das inundações do Nilo; as corridas eram em volta das pirâmides; as caçadas mais comuns eram a crocodilos e os jogos de tabuleiro eram baseados na passagem dos mortos para o submundo.


O EGITO NA HISTÓRIA
Quando: estréia amanhã, às 20h
Onde: Discovery Channel



Texto Anterior: Televisão: Lázaro Ramos amplia foco de seu "Espelho"
Próximo Texto: Laertevisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.