São Paulo, sábado, 17 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre pioneiro na produção de vinhos finos da Califórnia

Robert Mondavi, 94, construiu sua vinícola em 1966

DA REPORTAGEM LOCAL

O vitivinicultor Robert Mondavi, considerado um produtor visionário e um dos pioneiros na produção de vinhos finos na Califórnia, morreu ontem de manhã, aos 94 anos. De acordo com a porta-voz da vinícola Robert Mondavi, Mia Malm, ele morreu "tranqüilamente", em sua casa, em Yountville (EUA).
Defensor da idéia de que os vinhos californianos poderiam, com investimento e pesquisa, competir de igual para igual com os melhores goles europeus, Mondavi construiu sua própria vinícola em 1966.
Em 1979, o produtor lançou um dos primeiros grandes vinhos californianos ao criar o Opus One, um tinto elaborado em parceria com o Baron Philippe de Rothschild, proprietário do famoso Château Mouton-Rothschild, um grand cru de Bordeaux (França).
Nos anos 1990, viajou ao redor do mundo divulgando a cultura do vinho e os benefícios trazidos pelo consumo moderado da bebida -especialmente dos vinhos californianos. Em 2004, foi personagem do documentário "Mondovino", do francês Jonathan Nossiter.
"Mondavi deixa um legado inesquecível na indústria do vinho californiano", disse ontem Marvin R. Shanken, editor da revista "Wine Spectator".
Nascido em Virgínia (Minnesota), Mondavi se formou em economia na Universidade Stanford, na Califórnia, nos anos 1930, e foi trabalhar na Charles Krug, vinícola que seus pais, imigrantes italianos, compraram quando se mudaram da Califórnia para Minnesota.
Por 20 anos, a vinícola foi um negócio familiar, mas Robert e Peter, seu irmão mais novo, freqüentemente entravam em choque por terem visões distintas sobre o destino da empresa. Robert tinha planos ambiciosos, mas Peter era conservador.
Em 1966, Mondavi recorreu a um empréstimo para dar início a uma nova empreitada, a abertura de sua própria vinícola, a Robert Mondavi. Lá, aplicou técnicas mais arrojadas de produção, como a fermentação a frio, o uso de tanques de aço e de barris de carvalho francês.
Foi ele o responsável pela introdução de testes cegos em Napa Valley. Por anos, sua vinícola foi a mais famosa da região, até ser vendida, em 2004.
Mondavi deixa três filhos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Crítica/teatro/"A Vaca de Nariz Sutil": Em nova peça, Parlapatões aproximam humor e lirismo
Próximo Texto: Teatro: "Valsa" mostra três mulheres em monólogos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.