São Paulo, Segunda-feira, 17 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia apreende seis telas para averiguação

da Sucursal do Rio

A Polícia do Rio procura um perito que seja capaz de determinar se são verdadeiras seis telas dos pintores Lasar Segall, Di Cavalcanti, Milton Dacosta, Cícero Dias e Pancetti, apreendidas em uma galeria em Teresópolis (na região serrana, a 90 km do Rio).
As telas foram apreendidas a partir de um pedido da Delegacia de Defraudações do Rio, que abriu inquérito para apurar denúncia de existência de várias falsificações de pinturas no mercado carioca.
De acordo com o delegado Agra Lopes, titular da Delegacia de Defraudações, não existem peritos nos quadros da polícia do Estado capacitados para afirmar se os quadros são falsificados.
"Estamos pedindo auxílio a museus e universidades para que nos indiquem peritos", disse.
As seis telas estavam na galeria Pinacoteka, do marchand José Maria Carneiro. As telas haviam sido consideradas falsas após serem examinadas por peritos do Museu Lasar Segall -no caso, a tela de Segall-, por Alexandre Dacosta (filho de Milton Dacosta) e pelo próprio Cícero Dias.
A tela de Pancetti, uma marinha, foi considerada falsa pelo marchand Maurício Pontual. Apesar de não haver uma reclamação formal sobre o quadro de Di Cavalcanti, o delegado decidiu apreendê-lo e periciá-lo.
Na quinta-feira, o dono da galeria Pinacoteka prestou depoimento ao delegado Agra Lopes.
"Ele disse ter comprado o quadro de boa-fé, de pessoas que afirmaram serem eles autênticos", disse o delegado.
Agra Lopes afirmou que José Maria Carneiro citou, em seu depoimento, o nome de "três ou quatro" pessoas que lhe teriam vendido as telas. O delegado não quis revelar seus nomes, mas afirmou que todas serão chamadas para prestar depoimentos.
A Folha procurou José Maria Carneiro várias vezes na quarta e na quinta-feira. Sua secretária, que se identificou como Mônica, disse que Carneiro ligaria de volta. Até as 19h de quinta-feira, ele não havia retornado as ligações. (CG)




Texto Anterior: Artes plásticas: Bolsa de Arte do Rio faz leilão depois da crise
Próximo Texto: Música erudita: Les Percussions exibe toneladas de luz e som
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.