São Paulo, sábado, 17 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Artistas fazem tributo a Marley no canal Fox

DA REPORTAGEM LOCAL

Erykah Badu, Tracy Chapman, Lauryn Hill, Chrissie Hynde, Queen Latifah, Jimmy Cliff, Busta Rhymes e outros astros pop se juntaram para render um tributo ao maior ídolo do reggae mundial. O canal pago Fox exibe hoje, à meia-noite, o show em homenagem ao cantor jamaicano Bob Marley, do qual participam também Rita e Ziggy Marley e os Melody Makers.
Com sua música e seus ideais de liberdade, Marley (1945-1981) tornou-se um ícone da música pop mundial. Nos anos 60, começou a fazer sucesso na Jamaica com sua banda, The Wailers. Em 1973, com o lançamento do disco "Catch a Fire", sua carreira foi impulsionada, e o reggae foi conquistando primeiro a Inglaterra e em seguida o resto do mundo.
Entre seus álbuns mais conhecidos estão "Natty Dread", "Rastaman Vibration", "Exodus", "Babylon by Bus" e "Survival".
Em 1981, quando estava no auge da carreira, Marley morreu depois de uma longa luta contra o câncer. Pouco tempo antes, havia gravado o álbum "Uprising", que reúne algumas de suas mais célebres canções, como "Redemption Song" e "Could You Be Loved".
Recentemente, foi lançado o CD "Chant Down Babylon", produzido por Stephen Marley, filho do cantor, no qual alguns artistas como Lauryn Hill e Busta Rhymes, que participam do show, cantam fazendo "duetos" com gravações antigas de Marley.
Para quem não gosta de reggae e prefere o blues, o canal Multishow exibe às 23h uma apresentação inédita de Muddy Waters.
O músico, que na década de 40 revolucionou a cena do blues em Chicago, abre este show com o clássico "Hoochie Coochi Man" e toca acompanhado de Lovie Lee nos teclados, John Primer e Rick Kreher nas guitarras, Ray Allison na bateira e George "Mojo" Bufford na gaita. (CC)


Texto Anterior: Artista é forasteiro, mas sabe muito bem onde pisa
Próximo Texto: Panorãmica: Mulher bígama vê "Eu Tu Eles" na cidade natal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.