São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Programação de filmes se inicia com "O Lixo e a Fúria", documentário sobre os Sex Pistols, e se estende até julho

Rock'n'roll é tema de mostra no Cinusp


SHIN OLIVA SUZUKI
DA REDAÇÃO


O Cinusp exibe a partir de hoje exemplos de bons frutos gerados pela junção de dois pilares culturais do século 20: rock e cinema.
É a mostra Rock and Roll, que exibe até 12 de julho oito filmes que vão de documentários sobre personagens do gênero a produções (mais ou menos) ficcionais.
O estilo tem dívidas com as telas. "Rock Around the Clock", de Bill Haley & His Comets, só se tornou o primeiro rock a atingir o topo da parada da Billboard graças à presença nos créditos de "Sementes da Violência" (The Blackboard Jungle), de 1955.
O filme, cujo tema era a delinquência juvenil, ganhou fama à época pelos distúrbios detonados na platéia com o "one, two, three o'clock, four o'clock rock..." cantado por Haley.
Apesar de não contar com "Sementes da Violência", a mostra exibe outra pedra fundamental da vertente: "Beatles - Os Reis do Iê-Iê-Iê" (A Hard Day's Night).
Mas a abertura é reservada para outro capítulo importante da história do rock. É a trajetória dos Sex Pistols em "O Lixo e a Fúria" (1999), de Julien Temple. Os 25 anos do clássico "Nevermind the Bollocks" tornam oportuna uma conferida no documentário.
Também fora da ficção está "Memórias em Super 8", do bósnio Emir Kusturica, que registra a turnê de sua big band de polca-rock No Smoking Orchestra. Grupo e filme estiveram na última Mostra de Cinema de São Paulo.
Segundo o responsável pela programação da mostra, Fransueldes de Abreu, 24, a idéia de juntar filmes que girassem em torno do rock veio da platéia do Cinusp. "Recebemos um número significativo de sugestões para fazer uma seleção sobre o tema."
Assim, hits de público também estão na programação de julho, como "Quase Famosos", deliciosa narrativa autobiográfica sobre um garoto de 15 anos que acompanha a turnê de uma banda ascendente como crítico da revista Rolling Stone. O filme faturou em 2001 o Oscar de roteiro original.
Outro sucesso do mês é "Alta Fidelidade", baseado no romance do inglês Nick Hornby e estrelado por John Cusack, que teve boa recepção entre os fãs do livro.



Texto Anterior: Panorâmica
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Globo faz ‘concorrência’ para minissérie
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.