São Paulo, domingo, 17 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas lojas

Comédia
Mais Estranho que a Ficção
MARC FORSTER
Distribuidora:
Sony Pictures; Quanto: só para locação
Avaliação: bom
Harold Crick (Will Ferrell) é o auditor do Imposto de Renda que leva vida modorrenta até começar a ouvir uma voz que narra sua vida. Irá descobrir que ele é apenas um personagem de um livro de ficção que deve morrer ao final e que a narradora realmente existe. Da escola norte-americana de roteiros mirabolantes, tornada evidente por Charlie Kaufman, esta contida comédia reflete sobre os caminhos da criação e os descaminhos do destino. A sutileza só é interrompida pela necessidade americana de tudo explicar e tudo tornar evidente, e em certos momentos a auto-ajuda toma o lugar da arte. Ainda assim, acima da média. Nos extras, um longo making of e cenas excluídas. (BRUNO YUTAKA SAITO)

Drama
Roma, Um Nome de Mulher
ADOLFO ARISTARAIN
Distribuidora:
Imagem; Quanto: R$ 34,90;
Avaliação: bom
As águas turvas são uma imagem constante em "Roma..." e sintetizam o tom desiludido que marca o filme do veterano Adolfo Aristarain ("Lugares Comuns"). O argentino assina um melodrama ambicioso, em que predomina a sensação de um mundo em contínuo desgaste. O longa conta a história de Joaquín Góñez (José Sacristán), escritor em crise pessoal que, por força contratual, tem de escrever sua autobiografia. No revolver de suas memórias, a Argentina idílica dos bairros-jardim coincide com a infância feliz do protagonista; os agitados "sixties", paralelos à juventude, já exibem cisões fortes; e os anos de chumbo da Argentina nos 70, de grandes decepções e rupturas, dialogam com sua fase literária inicial e dão um completo amargor à fracassada trajetória de Góñez. O título exibe qualidades de Aristarain -a segurança narrativa, uma câmera elegante- e defeitos -o diretor se perde às vezes em meio ao longo panorama. (MARIO GIOIA)


Texto Anterior: Crítica/"Reis e Rainha": Desplechin seduz com filme que desconstrói as relações familiares
Próximo Texto: Minipastora está em funk e filme de Walter Salles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.