São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fernando Donasci/Folha Imagem
REPITA COMIGO
A top Gisele Bündchen ensina a atriz Alice Braga a fazer o sinal da vitória, na pré-estreia de documentário sobre modelos


Trilha

A Comissão de Anistia anuncia amanhã o resultado do julgamento de 91 processos de camponeses que querem receber pensão ou indenização por terem sido prejudicados por causa da repressão da ditadura militar à guerrilha do Araguaia. O anúncio deve ser polêmico: ele será feito no local do conflito, na frente de vários dos requerentes. E boa parte dos processos foram simplesmente negados pela comissão.

TRILHA 2
Para chegar a um veredicto, a Comissão de Anistia ouviu 287 depoimentos. E, depois dos julgamentos que serão anunciados amanhã, ainda vão restar 191 processos para serem analisados: 180 são de camponeses e 11 são de guerrilheiros.

CORNETA
Ainda que não vingue, a candidatura de Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de SP já está cumprindo o que o PT mais quer: dividir o campo tucano ao açular candidaturas consideradas mais fortes eleitoralmente no campo de influência do governador José Serra (PSDB-SP), como a do prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) e a de Geraldo Alckmin (PSDB-SP), contra a de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), candidato do coração de Serra.

BAGUNÇA
De um cacique petista: "Com ou sem Ciro, a possibilidade maior, hoje, é que o PT perca as eleições em SP". Mas o partido pode, isso sim, atrapalhar a candidatura de Serra à Presidência, semeando a discórdia em seu território eleitoral, São Paulo, e não deixando que ele tenha candidato de sua estrita confiança ao governo estadual.

AMARELINHA
Ronaldo vai gravar nesta sexta sua participação na campanha nacional para incentivar o registro civil de nascimento, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos. O Fenômeno vai aparecer em totens, cartilhas, cartazes e comerciais de TV usando uma camiseta com a bandeira brasileira e a inscrição "Ronaldo Nazário", seu nome na certidão, no lugar do "Ordem e Progresso".

VIRADO À PAULISTA
O lutador Wallid Ismail vai promover três etapas do Jungle Fight, principal torneio de vale-tudo do país, na Grande São Paulo. Negocia opções de datas em julho e agosto para fazer o evento em Mauá, em São Bernardo do Campo e no ginásio do Ibirapuera, na capital.

GROTÃO DO LAZER
A população da favela Paraisópolis aprovou na semana passada o projeto de urbanização da área de encosta conhecida como Grotão e considerada de risco. Após três reuniões com representantes do escritório de arquitetura Urban Think Tank, os moradores pediram que fossem acrescentados ao projeto de área de lazer um centro comunitário, uma horta e brinquedos. As obras devem começar em um mês.

PRIMEIRA VEZ
Será exibido hoje na Cinemateca Brasileira o documentário "Areia dos Lençóis", de Ana Paula Guimarães e Eduvier Fuentes Fernández, sobre os moradores de uma região isolada dos Lençóis Maranhenses que ainda vivem distantes do mundo tecnológico e das relações econômicas globalizadas. Ele faz parte do projeto "Primeira Exibição", em que a Cinemateca empresta seu espaço para filmes independentes que ainda não tiveram a oportunidade de ser exibidos em salas de cinemas ou na televisão.

SEMANA DA MODA

A noite das fadas

Depois de quase uma hora de expectativa, Gisele Bündchen chega à pré-estreia do documentário "Top Models - Um Conto de Fadas Brasileiro", no shopping Iguatemi. "Vocês gostaram do filme?", pergunta a modelo.

 


"A sessão não começou ainda", avisam os fotógrafos e jornalistas amontoados em volta da estrela, que faz o seu famoso V da vitória com a mão e o roteiro dos três "S": "surgir, sorrir, sumir". Posa com a equipe do filme e fica menos de cinco minutos no local. Os fotógrafos pedem para fazer uma foto de Gisele sozinha. Mas Paulo Borges, diretor da São Paulo Fashion Week, que começa hoje, não deixa.
 


Com a saída de Gisele, as outras modelos ganham atenção. Marcelle Bittar, que na noite de segunda-feira ainda não sabia para quais grifes iria desfilar, comenta o acordo pelo qual a SPFW deve estimular as marcas a utilizar 10% de modelos negros, afrodescendentes ou indígenas em seus desfiles.
 


"Acho bacana por um lado, mas é uma forma de racismo também. Mas, se realmente os estilistas não colocam negros na passarela, eu acho a medida bacana. Pra elas [modelos negras]." A mineira Liliane Ferrarezi também acha "bacana". "Estava vendo os desfiles do Fashion Rio, com várias modelos negras. Lindo! Não deixou de ter a qualidade que tem, né? Pelo contrário."
 


Modelo e atriz, Letícia Birk- heuer também apoia. "No mundo inteiro, está havendo uma revolução, com o primeiro presidente negro nos EUA. E por que não com as modelos? Tem negras lindíssimas. Acho que elas merecem tanto espaço quanto a gente."
 


O diretor do documentário, Richard Luiz, diz que não há negras no longa porque, quando o projeto começou, em 2005, não havia nenhuma modelo negra em evidência, como acontece hoje com Emanuela de Paula e Gracie Carvalho. "Se elas tivessem explodido naquela época, com certeza estariam no filme."

CURTO-CIRCUITO
O DESIGNER Marcelo Rosenbaum participa hoje de um seminário sobre direção de tendências realizado pelo portal WGSN, no shopping Iguatemi.
O DJ PORTUGUÊS Petet Tha Zouk será o responsável pelo som de hoje à noite do clube Mokaï. Classificação: 18 anos.
O EMPRESÁRIO Anderson Birman prepara um café da manhã para lançar a coleção de verão da Arezzo, a partir das 9h de hoje, no showroom da marca, na Vila Olímpia.
ROSÂNGELA LYRA promove hoje coquetel de lançamento da joia Anjo da Paz, a partir das 17h, na butique da Dior.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Galpão volta à rua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.