São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme de Sérgio Bianchi, em cartaz em São Paulo, é escolhido para principal competição do prestigiado festival suíço

"Cronicamente" vai concorrer em Locarno

DA REPORTAGEM LOCAL

O filme "Cronicamente Inviável", do paranaense Sérgio Bianchi, foi selecionado para o Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, que acontece de 2 a 12 de agosto.
Atualmente em cartaz em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Campinas, o longa-metragem concorre na mostra competitiva do evento, o Prêmio Leopardo de Ouro, disputado por 19 filmes de 15 países (veja quadro ao lado).
Dois outros brasileiros foram convidados para o festival. "O Livro de Raoul" (1999), de Arthur Omar, e "Sobre Anos 60", de Jean-Claude Bernardet, concorrem na categoria vídeo do ciclo paralelo "Cineastas do Presente".
Considerado um dos mais importantes da Europa, o festival suíço, que está em sua 53ª edição, tem como marca o prestígio ao chamado "cinema de autor".
Neste ano, o evento homenageia o holandês Paul Verhoeven. O diretor de "Instinto Selvagem", "Tropas Estelares" e "Showgirls" vai exibir em Locarno, pela primeira vez, seu longa "The Hollow Man" (O Homem Vazio), com Kevin Bacon e Elisabeth Sue.
O diretor do festival, Marco Muller, disse que o cineasta está sendo homenageado por ser "um realizador que trabalha às margens das convenções, na fronteira entre a realidade e a imaginação, para desmontar a fábrica fantasmagórica de Hollywood".
Mais polêmica que a homenagem a Verhoeven, que foi "premiado" este ano com o Framboesa de Ouro de pior filme da década, por "Showgirls", deve ser a exibição de "Baise-moi", de Virginie Despentes.
O filme, protagonizado por mulheres que matam suas conquistas sexuais, foi censurado na França por ser considerado violento e pornográfico. (CEM)



Texto Anterior: Niemeyer deve projetar cinema
Próximo Texto: Contra: Tentação autoritária permeia imagens cheias de negatividade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.