São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2007

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Max Roach, pioneiro do jazz moderno, morre nos EUA

Músico reinventou as regras da bateria

PETER KEEPNEWS
DO "NEW YORK TIMES"

Max Roach, um dos criadores do jazz moderno e o homem que reinventou as regras da bateria, nos anos 40, e passou o resto da carreira derrubando barreiras musicais e desafiando as expectativas dos ouvintes, morreu na manhã de ontem em Manhattan, aos 83 anos.
A morte de Roach foi anunciada por um porta-voz da Blue Note Records, gravadora pela qual ele lançou diversos discos. A causa não foi mencionada.
Quando jovem, Roach, um virtuose da percussão capaz de tocar em tempo brutal sem perder a sutileza ou o poder, era parte de um círculo de músicos aventurosos que provocou grandes mudanças no jazz.
Ao longo dos anos, Roach desafiou tanto suas audiências quanto a si mesmo ao trabalhar não apenas com instrumentação tradicional de jazz ou em espaços convencionais de jazz, mas em ampla variedade de contextos, alguns dos quais muito distantes da definição dominante para o termo jazz.
Ele liderou um "duplo quarteto" formado por sua banda de trabalho, com trompete, saxofone, baixo e bateria, e um quarteto de cordas. Conduziu um conjunto formado inteiramente por percussionistas.
Trabalhou em dueto com vanguardistas como o pianista Cecil Taylor e o saxofonista Anthony Braxton. Tocou sem acompanhamento. Escreveu a trilha de peças de Sam Shephard e balés de Alvin Ailey. Colaborou com artistas de vídeo, hip hop e corais gospel. Roach explicou sua filosofia ao "New York Times", em 1990: "Não se pode escrever duas vezes o mesmo livro. Ainda que eu tenha vivido situações musicais históricas, não há como voltar atrás e vivê-las de novo".
Ele se viu envolvido em situações históricas desde o início da carreira. Ainda era adolescente quando começou a acompanhar o saxofonista Charlie Parker, um pioneiro do jazz moderno, em um clube do Harlem, em 1942. Em poucos anos, Roach construiu fama como pioneiro no desenvolvimento da nova e sofisticada forma de jazz que se tornou conhecida como bebop. Roach não foi o primeiro baterista a tocar bebop, mas não demorou a se estabelecer como um dos mais imaginativos, e o mais influente percussionista do jazz moderno.
Maxwell Roach nasceu em 10 de janeiro de 1924, na cidade de New Land, Carolina do Norte (EUA), e foi criado em Bedford Stuyvesant, um bairro do Brooklyn. Começou a estudar piano em uma igreja batista aos oito anos, e optou pela bateria alguns anos mais tarde. Roach deixa três filhas e dois filhos.

Brasil
O baterista esteve no país pela última vez em 2000, no Free Jazz, em SP e no Rio. Era a segunda vez que tocava no Brasil -a primeira foi em 1989.


Tradução de PAULO MIGLIACCI

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