São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, presidente da República:
"Dorival Caymmi é um dos fundadores da música popular brasileira, patriarca de uma linhagem de músicos de talento. Suas canções praieiras e seus sambas-canção são patrimônio da cultura nacional. Brilhou e inovou como compositor, músico e cantor. Sua música é uma completa tradução da Bahia"

GILBERTO GIL, cantor, compositor e ex-ministro da Cultura:
"Eu tive a benção de crescer ouvindo suas canções como quem bebe a água mais fresca. Neste momento em que ele deixa o mundo, após vida tão longa e tão bela, resta-me a saudade que será sempre o eco de sua voz profunda e a imagem do seu sorriso imenso"

MARIA BETHÂNIA, cantora:
"É uma perda muito grande para o planeta e especialmente para nós, da Bahia. Mas não podemos ficar só na perda, um ser como ele morre, mas vira encantado de imediato, porque o que ele plantou florescerá. Por sua força, simplicidade e genialidade, foi um luxo podermos viver ao mesmo tempo que ele"

GAL COSTA, cantora:
"Ele cantou da forma mais íntegra. Falou do povo baiano, da natureza, do mar, da Bahia, com uma verdade e simplicidade incríveis. É um compositor único, que falou do amor de uma maneira muito especial. Tive uma identificação enorme com a obra dele porque desde criança ouvia suas canções"

CHICO BUARQUE, cantor e compositor:
"Dorival Caymmi era um artista fundamental e um amigo muito querido"

JOÃO BOSCO, cantor e compositor:
"A obra que ele criou não teve relação com nada que existia na música no Brasil. Seu violão não se contentava apenas em acompanhar a música usando ritmo, procurava ambientar as canções. É uma pessoa muito especial, que a música brasileira vai continuar não só reverenciando, mas usufruindo"

ALDIR BLANC, compositor:
"Comparo a perda dele a uma catástrofe ecológica. Ficamos sem mar, sem vento, sem rio, sem floresta. Ficamos num deserto"

PAULO JOBIM, músico e organizador do acervo de Caymmi:
"Era um sábio, uma pessoa incrível, com muita sabedoria de vida. Como compositor, era maravilhoso, estamos digitalizando a obra dele para preservar as músicas espetaculares que ele criou"

SÉRGIO RICARDO, cantor e compositor:
"Foi meu maior ídolo, o cara que mais me influenciou. Passei a tocar violão por causa do Caymmi. Aquelas canções praieiras me deixavam comovido. [Sua morte] é o que de mais lamentável poderia acontecer na cultura brasileira"

JARDS MACALÉ, cantor e compositor:
"Caymmi é um dos maiores, se não o maior. Influenciou toda a música brasileira, todos os músicos geniais, como Antonio Carlos Jobim e João Gilberto"

HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO, letrista, produziu o disco "Setenta Anos - Caymmi":
"É um dos pilares de nossa cultura. Adorava Bach, Mozart e Vivaldi. Cultuava a pintura de Cézanne, Giotto, Picasso, Tintoretto, Modigliani. E tinha dois livros essenciais: a Bíblia e "Dom Quixote", de Cervantes"

SÉRGIO CABRAL, pesquisador musical:
"Além de fazer canções lindas, expressivas, ele foi um dos modernizadores da música brasileira, um precursor da bossa nova. Ele tinha uma música muito dele"


Texto Anterior: Rio e Bahia decretam 3 dias de luto
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.