São Paulo, terça-feira, 17 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA BIOGRAFIA

Livro complementa a escassa bibliografia musical brasileira

MORRIS KACHANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Punk rock, embolada e filantropia. Isso sob um calor de rachar, o que faz com que as pessoas se alternem entre calçar sandálias ou os clássicos coturnos.
Estamos no morro Alto José do Pinho, em Recife, berço de uma geração que, seguindo a máxima do punk "do it yourself", conseguiu reverter a curva do destino de quem nasce pobre na periferia violenta e muitas vezes acaba aderindo à vida bandida.
Pois, então, a revolta pode ser da paz. Quem nos conta essa história de preconceito e superação é o jornalista Hugo Montarroyos, ele mesmo um personagem atuante na efervescente cena musical da nação pernambucana.
O livro se chama "Devotos: 20 Anos" e traça a trajetória da talvez mais brasileira das bandas punk que apareceu por aqui, a Devotos.
Eles tinham tudo para dar errado. Os shows em palcos montados com engradados de cerveja. Os deslocamentos na parte traseira dos ônibus, sem dinheiro no bolso. Tiros.
Rodas de pogo, dança que a polícia confundia com brigas. E muito baculejo (batidas policiais). É a gênese do autêntico punk de periferia.
Mas esses músicos, e tantos outros que emergiram no Alto José do Pinho, resgataram o orgulho e a autoestima dos moradores.
Preocupados em tirar a rapaziada do morro da ociosidade, criaram inúmeras atividades como as oficinas de arte e a rádio Alto Falante, com programação que vai da embolada a Sex Pistols.
Montarroyos comenta no prefácio que decidiu escrever o livro "curtindo, se divertindo". E de fato é uma escrita fluente, apaixonada, como se fosse escrito de fã para fã.
Há ainda uma ótima seleção de imagens, editada no melhor estilo "fanzine".
"Devotos" é muito bem-vindo e já se inscreve como um bom lançamento na bibliografia punk do país, tão escassa que é. O livro faz parte da coleção Tramas Urbanas, organizada pela professora Heloisa Buarque de Hollanda, que no prefácio ainda nos alerta: "Mais do que a internet, a periferia é a grande novidade do século 21".

DEVOTOS: 20 ANOS
AUTOR Hugo Montarroyos
EDITORA Aeroplano
QUANTO R$ 30 (316 págs.)
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Raio-X: Devotos
Próximo Texto: Stomp adiciona humor a batuque em objetos em turnê pelo Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.