São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2006

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Reedições de filmes confundem consumidor

Distribuidoras lançam mesmo título com extras diferentes para estimular vendas

DVDs ganham nomes pomposos como "edição definitiva" para seduzir colecionador; nem sempre nova versão traz vantagens

SANDRO MACEDO
DO GUIA DA FOLHA

Pense rápido: o que o western "Rastros de Ódio", a comédia "Curtindo a Vida Adoidado" e a aventura "O Patriota" têm em comum? Todos já foram lançados em DVD no Brasil -mais de uma vez. A prática não é nova, mas, nos últimos meses, os relançamentos no mercado estão se tornando mais freqüentes.
Se, nos primeiros anos do DVD, apenas os grandes clássicos que já estavam nas prateleiras ganhavam uma "revisão", hoje qualquer título se presta a uma nova versão. Normalmente, eles chegam com sobrenomes pomposos para atrair o consumidor, como "edição especial", "definitiva", "de colecionador" etc. No entanto, nem sempre a nova versão traz tantas vantagens.
Muitos colecionadores já vêem com desconfiança os lançamentos que chegam sem nenhum extra -pode ser um sinal de relançamento à vista. O jornalista Roberto Chaves, 45, por exemplo, tem mais de mil títulos em sua coleção, vários deles repetidos. "No começo comprava assim que o filme saía em DVD. Às vezes importava o filme antes do lançamento brasileiro. Agora espero um pouco."
"A Era do Gelo 2" (Fox) é um exemplo de que a paciência pode ser uma virtude para o consumidor. Campeão de público no Brasil em 2006, com cerca de 5,8 milhões de espectadores, a animação já ultrapassa a marca de 200 mil DVDs vendidos.
O que muitos não sabem é que uma nova versão será lançada em novembro, de olho nas vendas de Natal. Se a opção disponível não traz nenhum bônus, o próximo lançamento deve chegar carregado de extras. O diretor de marketing da Fox, Edson Zeppelini, explica que o lançamento de "A Era do Gelo 2" foi antecipado, saindo no Brasil antes dos mercados europeu e norte-americano. "Em função disso, só tínhamos condição de fazer o DVD simples, sem atrativos. Foi uma mudança de última hora e queríamos aproveitar a campanha do filme no cinema." Mesmo sem atrativos, o disco é vendido por salgados R$ 44,90. O especial, porém, deve provocar queda no preço da versão simples.
O designer Mauro Villaboim Garcia, 32, é seletivo na hora de reinvestir num título. "Não é qualquer making of que me faz comprar a nova versão. Para isso, ele tem que parecer um outro produto. O "Titanic", com quatro discos, tornou-se realmente especial", conta. Garcia usa a internet para se informar sobre as versões do mercado norte-americano, que podem chegar aqui. Já Roberto Chaves olha também publicações especializadas em cinema, como a revista italiana "Ciak", que aponta para os próximos meses uma nova versão de "Blade Runner", em quatro discos.

Dicas
Na maioria dos casos, o relançamento segue o padrão do mercado norte-americano, onde estão as grandes distribuidoras. "A matriz em Los Angeles oferece os lançamentos que vão sair no ano, inclusive os "special collectors editions'", diz a diretora de marketing da Paramount, Flávia Barbosa. "Analisamos as diferenças. Os mais interessantes, nós lançamos."
No começo de outubro, a Paramount relança no Brasil "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" com a alcunha "Rockin" Edition" e extras que vão desde cenas inéditas até ensaios das coreografias. A distribuidora reciclou recentemente vários títulos interessantes, mas de pouco valor comercial, como "A Testemunha" e "Gallipoli". Segundo Flávia, vários indícios podem levar ao relançamento: "Uma data especial de aniversário, ou um "remake" em cartaz, ou um ator/diretor que esteja fazendo sucesso". Para a executiva, o consumidor não é penalizado. A idéia é cativar um público mais exigente. "Vendemos cerca de 150 mil discos da primeira versão de "Grease", e a previsão para o relançamento é ficar na casa dos 25 mil."

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