São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Culinária brasileira é o tema do próximo livro da coleção

Exemplar da série "Cozinha País a País" chega às bancas no próximo domingo

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Reunir em algumas dezenas de páginas toda a riqueza culinária de um país é um desafio e tanto, principalmente quando tal país tem as dimensões continentais do Brasil. Para contornar essa dificuldade, a maioria dos livros já publicados centra as atenções em um só ingrediente ou Estado.
Distribuído originalmente pelo jornal espanhol "El País", o oitavo volume da série "Cozinha País a País" procura enfocar a culinária brasileira de modo mais abrangente. O fato de o livro ter sido elaborado para um público estrangeiro, com pouco conhecimento da cozinha brasileira, justifica a inclusão de receitas típicas, como o acarajé baiano, o cuscuz paulista e a moqueca capixaba. Juntas, elas traçam um panorama da dieta nacional.
Mas o receituário não se limita aos pratos regionais. O primeiro capítulo, "Delícias Brasileiras", abarca acompanhamentos simples, mas representativos do trivial diário, como a farofa de ovo. Receitas que todo brasileiro conhece, como a onipresente feijoada, também compõem o cardápio.
Os pescados, por sua vez, evidenciam as influências de africanos, indígenas e portugueses. O caruru e o vatapá e o peixe na folha de bananeira são os principais exemplos.
"As receitas escolhidas são bem significativas, mas faltou o arroz e o feijão, que os brasileiros prezam muito e são preparados de uma maneira muito particular", afirma Mara Salles, chef do Tordesilhas.

Texto Anterior: Edição de feira de games egs está ameaçada
Próximo Texto: Fábrica de vinil resiste ao tempo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.