São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Filme vê ocupação dos EUA no Iraque

DA REPORTAGEM LOCAL

Na reta final da corrida presidencial americana, o GNT exibe amanhã, às 21h, o filme "Sem Fim à Vista".
Indicado ao Oscar de melhor documentário neste ano e vencedor do prêmio especial do júri na mesma categoria no Festival Sundance de 2007, o longa analisa e retoma, com inevitável tom pessimista, a cronologia da ação do governo Bush na Guerra do Iraque e na ocupação do país.
"Fiz o filme por uma série de razões, mas certamente uma delas foi informar e mudar a opinião pública norte-americana", disse o diretor e roteirista Charles Ferguson em entrevista à Folha em abril, quando o filme foi exibido no festival É Tudo Verdade.
Ferguson, que trabalhou como consultor da Casa Branca e do Departamento de Defesa dos EUA no começo dos anos 90, ouviu muitos funcionários do primeiro e segundo escalões do governo americano, entre eles o general Jay Garner, responsável pela ocupação do Iraque em maio de 2003.
Foi nessa época que a ONU enviou ao país o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, especialista em reconstrução pós-guerra para ajudar a ocupação americana. "Sem Fim à Vista" recupera como o diplomata agia no Iraque e a morte do brasileiro no país.


SEM FIM À VISTA
Quando: estréia amanhã, às 21h
Onde: no GNT
Classificação indicativa: não informada




Texto Anterior: Análise/teatro: Incansável, Zé Celso é o sol do universo Uzyna Uzona
Próximo Texto: Crítica: Arte imita e reconstitui a vida em filme
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.