São Paulo, sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

televisão

OUTRO CANAL

LAURA MATTOS (interina) laura.mattos@grupofolha.com.br

Roberto Nemanis/SBT
AI, AI, UI
Elisane, 14, com mais de 2m de altura, conversa com Silvio Santos, em quadro que vai ao ar no próximo domingo

Governo quer que ator seja pago também como autor

Tony Ramos, o Totó de "Passione", deve ser considerado também coautor da novela das oito da Globo e ser remunerado por isso.
Esse é um dos pontos do projeto de lei de direitos autorais, que está em formulação no Ministério da Cultura e deve ser encaminhado ao Congresso até o final do ano.
O texto considera que roteiristas, diretores e atores de obras audiovisuais são também seus coautores, o que implica mudar a forma como são remunerados.
O projeto prevê a criação de entidades que possam fiscalizar a veiculação das obras e arrecadar dinheiro em nome dos participantes.
É como já faz o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que cobra pela execução de músicas e repassa o dinheiro aos autores.
A ideia é que haja um "Ecad de atores", um "Ecad de roteiristas" etc.
Segundo Alfredo Manevy, secretário-executivo do Ministério da Cultura, a lei é importante principalmente porque hoje, com as novas mídias, é muito difícil prever todas as formas como uma obra pode ser veiculada.
Se "Passione", por exemplo, daqui a alguns anos, for exibida por uma operadora de celular no Japão, o "Ecad dos atores" pode negociar o pagamento a Tony Ramos, se isso não estiver previsto em seu contrato com a Globo.

Em dólar não Continua fervendo uma das principais polêmicas das empresas de comunicação. A Abert (associação de TVs) voltou a se posicionar a favor de um limite ao capital estrangeiro em portais de notícia, em seminário anteontem. Defendeu que a internet deve ser enquadrada no mesmo limite previsto na Constituição a empresas jornalísticas, o que inclui TVs.

Em dólar sim Já Paulo Castro, diretor-geral do Portal Terra, afirmou, segundo reportagem do site Tela Viva, que não existe restrição a capital estrangeiro na internet na maioria dos países. Como argumento na tentativa de diferenciar os meios, ele citou rádios que continuam com a programação musical na internet enquanto têm de veicular em AM ou FM o horário eleitoral gratuito obrigatório.

Parabéns Na semana em que a TV brasileira faz 60 anos, o telespectador ganhou um presente anteontem, no "Qual É o Seu Talento?", do SBT. O concurso explorou a imagem de um cadeirante quebrando coco com os dentes. Ele dançou o "créu" e segurou um dos pés com as mãos para quebrar outro coco.

Bolo Amanhã, data do aniversário, haverá festa no Memorial da América Latina, às 20h, em SP, com entrada grátis, da Pró-TV, associação de pioneiros da TV. Devem estar presentes Lima Duarte, Hebe Camargo, Eva Wilma, Regina Duarte e outros artistas.

Prisão O canal pago Liv comprou pacote de séries consagradas da CBS, que inclui "Prison Break", indicada ao Emmy e a dois Globos de Ouro. Vai ao ar a partir de 25/10.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.