São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série sobre o Estado tem novos títulos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A coleção "Terra Bárbara", que retrata personagens cearenses, ganha dez novos nomes na bienal.
"A história do Ceará é tão desconhecida e, ao mesmo tempo, tão rica, que tivemos a idéia de fazer com que, por meio da história de alguns de seus personagens, fosse divulgada e chegasse ao máximo de pessoas", disse Lira Neto, coordenador do projeto.
Uma das novas biografias é a do beato José Lourenço. Ele liderou, entre 36 e 37, o Caldeirão da Santa Cruz, comunidade semelhante à Canudos de Antônio Conselheiro (outro cearense famoso), formada por cerca de 3.000 pessoas. Quem conta a história do grupo igualitário é o jornalista Xico Sá.
Outros temas são a banda cabaçal dos irmãos Aniceto, o libanês que filmou o bando de Lampião, Benjamin Abrahão, e o senador Alencar, pai de José de Alencar.
"A intenção foi dar apenas uma pincelada sobre cada nome, para despertar o interesse", disse Lira Neto. A tiragem inicial, de 2.000 exemplares de cada livro (Fundação Demócrito Rocha, R$ 5, 60 a 80 págs.), deve ser distribuída por livrarias e escolas do Ceará. (KF)



Texto Anterior: Livros: Bienal do Ceará faz homenagem a Patativa do Assaré
Próximo Texto: Discos/lançamentos: Estação do Jazz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.