São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍDEO
Grimonprez está na mostra "Superfície: Evidências de Arte Contemporânea", no CCBB, que tem mais 11 estrangeiros
Ciclo no Rio tem palestra de diretor belga

CRISTIAN KLEIN
DA SUCURSAL DO RIO

Ele é autor do vídeo "Dial H-I-S-T-O-R-Y", que virou sensação na última Documenta de Kassel. Badalado no cenário internacional, mas pouco conhecido no Brasil, o belga Johan Grimonprez, 35, dá uma conferência hoje, às 20h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no centro do Rio.
Grimonprez é convidado da mostra "Superfície: Evidências de Arte Contemporânea", que apresenta, até dia 22, vídeos que têm em comum a inquietude da linguagem narrativa. Além de Grimonprez, o alemão Heinz Peter Schwerfel, especialista em registrar o trabalho de artistas plásticos como Bruce Nauman, dá uma palestra hoje, às 18h30.
A mostra, que tem curadoria do videomaker Marcello Dantas, traz 12 trabalhos de diretores estrangeiros. Mas o destaque é a obra de Grimonprez e Schwerfel.
Grimonprez tem quatro trabalhos inéditos exibidos: "Kobarweng ou Onde Está Seu Helicóptero?" (25 min.), "A Força Faz a União Faz a Força" (3 min.), "Sinta as Flores Enquanto Você Pode" (5 min.) e "Nação Perdida" (18 min.). Neste último, o artista realiza um "road movie" em que discute a globalização indo em direção à cidadezinha americana de "Lost Nation", de 467 habitantes.
Em "Kobarweng ou Onde Está Seu Helicóptero?", Grimonprez faz uma colagem de imagens de arquivo e histórias sobre uma distante vila na Nova Guiné que teve o primeiro contato com o mundo exterior em 1959. Nesse ano, a chegada de um helicóptero trazendo cientistas e antropólogos impressionou a comunidade. "Onde Está Seu Helicóptero?" é a pergunta que eles fazem assim que Grimonprez visita o lugarejo.
As próximas exibições de "Dial H-I-S-T-O-R-Y" (Ligue H-I-S-T-Ó-R-I-A), que foi apresentado na Documenta de Kassel de 1997 como uma instalação, serão hoje, às 12h30, e na quinta, às 17h30.
O vídeo é um pseudo-documentário de 50 minutos. Traz uma série de imagens de sequestros de aviões, ocorridos nos anos 70, com uma narração fictícia. "Grimonprez expõe sua obsessão por sequestros de avião. Mas isso é apenas um "leitmotiv" para reinventar a estrutura narrativa", afirma o curador Marcello Dantas.
"Superfície" também exibe cinco vídeos inéditos de Schwerfel. Entre eles, "Protesto, Rebelião, Subversão" (60 min.), um documentário sobre o grupo Fluxus e sua arte engajada, de nomes como Hans Haacke e Wolf Vostell. "Schwerfel consegue fazer o mais difícil, que é traduzir para outra mídia, no caso o vídeo, obras complexas de artistas plásticos contemporâneos", diz Dantas.


Texto Anterior: Download: Leia o texto, ouça a música, veja o clipe
Próximo Texto: Panorâmica: Tecnologias são discutidas amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.