São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2008

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Havaianas lança seu primeiro novo produto depois de 46 anos

Desde 1962, o nome Havaianas batiza um só produto: as famosas sandálias de borracha, cuja produção diária é de 530 mil pares -171 milhões ao ano-, feitos na fábrica da marca em Campina Grande (PB) e hoje exportados para 88 países.
A partir do próximo mês, Havaianas também será o nome de uma série de bolsas feitas de borracha e de lona -o primeiro novo produto da empresa depois de 46 anos.
São oito modelos, em 35 variações de cores, que estarão à venda em cem lojas no país -o que não inclui supermercados. No hemisfério Norte, serão lançados em meados de 2009.
Cerca de 80% da produção das bolsas será realizada na China, e o restante, no Brasil. A mais barata vai custar R$ 79. A mais cara, R$ 199. É um valor um tanto apimentado para os consumidores das sandálias, que pagam em média R$ 15 pelo modelo mais simples.
As cores das bolsas vão do preto ao rosa, passando pelo laranja, o amarelo e o verde. Algumas são estampadas, outras mesclam duas tonalidades diferentes. Os grãozinhos que enfeitam o solado das sandálias -chamados de "arroz"- surgem na decoração das alças, que são intercambiáveis, permitindo a customização.
Há modelos mais femininos e outros, unissex. Os formatos vão do estilo tote (saco) à bolsa mais estruturada. Não há nenhum no estilo mochila.
O emborrachado sintético usado nas alças se parece com o das sandálias, mas é feito de outro material, mais resistente.
Botões e aros de metal prateados completam o desenho, desenvolvido durante dois anos pela equipe brasileira da empresa e pelo Ideo, escritório de marcas e design de Londres.
Além de informais e práticas, as bolsas ficaram muito charmosas, graças às cores utilizadas e aos detalhes de design.
As estampas da coleção, porém, são menos felizes e merecem no futuro um redesenho mais moderno.
A Havaianas prepara ainda, para o início do próximo ano, a abertura de sua primeira loja própria, na rua Oscar Freire, em São Paulo, com projeto do arquiteto Isay Weinfeld.
O espaço de 300 m2 funcionará como uma vitrine dos produtos da marca e colocará à venda todos os 80 modelos de Havaianas -inclusive os que só são encontrados no exterior.


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