São Paulo, Quarta-feira, 17 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antunes Filho, enfim, traz "Fragmentos" ao Brasil

Lenise Pinheiro/Folha Imagem
Cena de "Fragmentos Troianos", montagem de "As Troianas", no palco do teatro Sesc Anchieta




Peça, que teve estréia mundial na Turquia, reabre hoje o teatro Sesc Anchieta, em SP, com a tragédia das vítimas de guerra

NELSON DE SÁ
da Reportagem Local

Já se vão quase seis meses da estréia mundial de "Fragmentos Troianos", em Istambul, na Turquia. Finalmente a tragédia chega ao Brasil.
Ainda assim, sexta-feira, num intervalo de ensaio, Antunes Filho não tinha decidido o que fazer com o deus Poseidon -se manteria no final, se voltaria ao início, se cortaria de uma vez.
O diretor diz considerar "Fragmentos", versão de "As Troianas", de Eurípides (495-407 a.C.), sua encenação mais perfeita, porque simples e carregada de ação, sob a capa do lamento religioso das troianas.
Na peça, os gregos vencem a guerra de Tróia e decidem o que fazer com as troianas, entre elas Hécuba, viúva do rei Príamo, e Andrômaca, mãe de Astiânax, possível herdeiro do trono -se restaurado. Os gregos, por fim, dividem entre eles as troianas escravizadas e jogam Astiânax, criança, do alto das muralhas.
A tragédia, na encenação, se reflete no grande crime do século 20, os campos de concentração da Segunda Guerra; nos conflitos étnicos de regiões como os Bálcãs; e no Brasil, em São Paulo, no holocausto cotidiano da cidade miserável e violenta.
"O texto parece estático, choramingas, mas tem ação o tempo todo", diz Antunes. "E não é ação para fazer efeito. É de desespero. Não vou gritar e correr porque é bonito. Vou gritar e correr porque estou desesperado."
"Parece uma peça que não tem nada", prossegue. "Mas, quando não tem nada, é que está funcionando. É nessa simplicidade que eu acho a mise-en-scène uma das melhores que já fiz na vida. Porque ela não chama atenção, as coisas fluem."
A estréia para convidados, hoje às 21h, reabre o Sesc Anchieta depois de um ano e oito meses de reforma. A estréia para o público é amanhã, às 21h30.


Peça: Fragmentos Troianos
Texto: Eurípides
Adaptação e direção: Antunes Filho
Telão: Juvenal Irene dos Santos
Elenco: Gabriela Flores (Hécuba), Sabrina Greve (Andrômaca) e outros
Quando: estréia hoje, para convidados; de qui. a sáb., às 21h30; dom., às 19h
Onde: Teatro Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 0/xx/11/256-2281)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (comerciários)





Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Encenador agora forma dramaturgos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.