São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 2005

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FASHION

"Reality show" ironiza os mitos da moda

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA

"Todo mundo sabe que o mundo da moda é impiedoso. Um dia você está "in", outro dia você está "out'", diz a modelo e dublê de apresentadora Heidi Klum. A frase soa como uma sentença no meio do "reality show" "Projeto Passarela". Os 12 estilistas amadores que concorrem no programa ouvem aquilo como se fossem as palavras de um oráculo.
Os jovens estilistas vieram de várias partes dos EUA. Foram reunidos num flat em Nova York, não muito longe da Parsons School of Design, onde usam o laboratório de moda para criar seus modelos. A cada semana, um deles será eliminado do programa, que testará, em dez episódios, a habilidade dos amadores para enfrentar os desafios do negócio da moda. O vencedor ganhará US$ 100 mil (cerca de R$ 220 mil) e um editorial na "Elle" americana.
No primeiro episódio, chamado "Inovação", todos foram levados a um supermercado, onde tiveram que encontrar em poucos minutos e com apenas US$ 50 (cerca de R$ 110) materiais para criar um look, apresentado depois num desfile julgado pelos designers Michael Kors e Patricia Field e pela diretora de moda da "Elle", Nina Garcia.
O desfile foi um festival de horrores, com sacos de lixo transformados em tailleurs e vestidos de noite montados a partir de cortinas de banheiro. O episódio de hoje, às 22h, chama-se "Conceito". No último programa, os três concorrentes que sobrarem irão mostrar suas coleções na Fashion Week de Nova York (o que já ocorreu, pois a série terminou em meados deste ano nos EUA).
"Projeto Passarela" é uma espécie de "O Aprendiz", mas muito mais divertido. Já é um ganho para o espectador ter a exuberante Heidi Klum como anfitriã, em vez de algum Roberto Justus. É também mais irônico.
Ao repetir em pequena escala as tipologias, idiossincrasias e os mitos da moda, ele exibe o quanto há de fascinante e de ridículo no mundo fashion.


Projeto Passarela
Quando:
hoje, às 22h, no People+Arts


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