São Paulo, sábado, 17 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Televisão

Site humorístico Onion ataca com TV on-line

Estilo copia e debocha do formato da CNN; políticos e celebridades são alvos principais

Formato é de telejornal-padrão, com apresentador compenetrado, repórteres e comentários de especialistas; site coleciona prêmios


MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Espécie de "O Planeta Diário" que chegou (e bem) à era da internet, o jornal e site humorístico norte-americano "The Onion" (www.theonion.com) abriu nova frente com sua própria TV on-line, a ONN -Onion News Network.
O deboche para cima da CNN não está apenas no nome, mas no próprio formato dos programas jornalísticos fictícios que a trupe do site coloca em www.theonion.com/content/video.
A tela tem uma barra em sua parte inferior em que passam manchetes, enquanto o apresentador, sempre sério, conduz os programas, ouvindo especialistas, chamando repórteres e apresentando temas do próximo bloco, como "Estudo da UCLA mostra que 70% dos e-mails de avós são escritos com a tecla caps lock apertada".
Os alvos favoritos do Onion são os políticos -há uma matéria hilária atualmente, sobre as eleições presidenciais de 2008 nos EUA- e as celebridades: o mais recente programa de debates traz três convidados discutindo como fazer a população de Darfur notar o quanto os artistas americanos como George Clooney e Matt Damon (que levantam a bandeira de "Save Darfur") têm feito para ajudá-los. "Temos que jogar de aviões panfletos que mostrem os comícios e as petições on-line que temos feito, com tantas assinaturas", sugere um deles.
Fundados em 1988, então só em papel, na cidade de Madison (Wisconsin), o jornal e o site estão atualmente baseados em Nova York.
O site é quase hors-concours na disputa do Webby Awards (o Oscar da internet), de tantas vezes que venceu a categoria "humor" -a última delas neste ano, tanto na escolha do júri popular como na da Academia Internacional de Ciências e Artes (criadora do prêmio).


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Televisão: Festival carioca exibe novo trabalho de Radcliffe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.