São Paulo, terça, 17 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo sugere ombudsman a TVs

da Reportagem Local


O governo federal vai sugerir que as emissoras de TV criem ombudsman ou controladores de qualidade da programação, além de um "manual de qualidade" que funcionaria como um código de ética interno.
A decisão foi anunciada ontem à tarde, em São Paulo, pelo secretário nacional dos Direitos Humanos, José Gregori, após reunião com Jorge da Cunha Lima, da TV Cultura, e Mauro Garcia, presidente da TVE.
Para Gregori, o código de ética interno, ombudsman ou controlador de qualidade seriam meios de as próprias emissoras se auto-regulamentarem em busca de uma programação de melhor qualidade, sem baixarias, farsas, violência ou sexo gratuito.
Gregori se reúne na próxima quinta em Brasília com representantes do SBT. Já estão agendados encontros com a Manchete (dia 20) e Record (dia 23).
Nesses encontros, o secretário vai entregar aos responsáveis pela programação de cada rede um kit "com os deveres mínimos das emissoras". Esse kit inclui trechos da Constituição, leis sobre televisão, contratos de concessões, uma cópia de lei italiana que gerou auto-regulamentação das emissoras e reclamações.
As emissoras responderão também a um questionário para detalhar suas programações e fazerem autocríticas.
As TVs públicas, em encontro em Recife nesta quinta e sexta, vão discutir como, por exemplo, uma telenovela pode ser educativa. (DANIEL CASTRO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.