São Paulo, segunda-feira, 17 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD

Rap desconcerta seu browser

MARCELO NEGROMONTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os discursos são diversos; os universos, distintos; os meios de fazer hip hop, bem variados. O californiano DJ Shadow e o paulistano Xis vão desconcertar o seu browser com seus sites.
Enquanto o próximo álbum do DJ Shadow está a caminho (previsão: fevereiro), vá ao site desse mestre do "turntablism" (ou a arte de discotecar, de criar novas músicas com o toca-discos, mais do que só tocá-las), www.djshadow.com, um dos mais bonitos e fáceis de navegar do pop mundial.
A última ousadia do DJ Shadow foi o lançamento de um álbum, "Product Placement", com duas faixas de 30 minutos cada uma, com soul, funk e rock de uns 30 anos atrás -"Whole Lotta Love", do Led Zeppelin, incluída. Na verdade, é o registro da turnê homônima dele com o DJ Cut Chemist, de tiragem limitada (6.000 cópias).
Uma boa idéia do que é esse disco está na seção Audio.Player, onde está, na íntegra, uma apresentação ao vivo do DJ.
Já "Fortificando a Desobediência" é o segundo disco do rapper Xis ("Us Mano e as Mina"), o príncipe do rap, lançado na sexta, mesmo dia em que saiu o acústico do rei Roberto.
O www.pretobomba.com.br é o seu site, que traz agora trechos de um minuto de todas as faixas do novo álbum e as íntegras das músicas nas quais o rapper paulistano participou, com direito a cinco downloads para o seu computador.
Além das faixas, há apenas um release ilustrado do álbum, com todo aquele discurso de rap nacional (que sofre preconceito, falta de estrutura, voz da periferia etc. etc.) que perdeu muito da sua importância à medida que a produção musical melhora espantosamente.


MILES TILMANN
O Natal underground da ambient music está aqui

Autechre, Plaid, Boards of Canada, Aphex Twin e até a gravadora Warp no início dos 90. Por tudo isso passa a música do produtor de Chicago Miles Tilmann, que lançou "XmasEP2" na semana passada. O EP de Natal, com sete músicas, pode ser baixado na íntegra e de graça em www.webhole.com/xmasep2. O músico underground -se isso significar desconhecido- lançou uma versão bônus desse EP e um disco de músicas inéditas pela minúscula gravadora sub:marine (www.submarinerecords.com). Mas a tiragem foi de apenas dez cópias e evidentemente já se esgotou.


MICO
MusicNet, o napster das gravadoras, dá pau Quando o serviço por assinatura MusicNet, pelo Real One, começou a operar nos EUA (US$ 20 mensais, 75 mil músicas) tudo deu errado. Downloads interrompidos, falha na conexão. Nada como um programa feito pelas grandes (Warner, BMG e EMI).


m.negromonte@uol.com.br



Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Rádio: Vem aí a novela digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.