São Paulo, segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br




Marca Net já domina 81,5% da TV paga

Com a aprovação da aquisição da Vivax pela Net Serviços, na semana passada, a marca Net passou a dominar 81,49% do mercado de TV paga do país.
Isso significa que, de cada cem assinantes, 81 vêem programação gerenciada pela Net Brasil, empresa 100% da Globo. Criada em 1993, ela licencia a marca Net e contrata canais, difundindo os da Globosat e dificultando a entrada de concorrentes nacionais. Atende a 30 grupos. A Net Serviços, com mais de 40% do mercado, e a Sky são suas maiores afiliadas.
O crescimento da Net Brasil nos últimos anos é impressionante. Em março de 2005, ela tinha 63,1% do mercado, segundo dados da PTS (empresa que monitora o setor). Em setembro de 2006, quando a Sky incorporou a DirecTV, passou a dominar 75,1%.
A Vivax, operadora do ABC (Grande São Paulo), cuja compra pela Net Serviços acaba de ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), tinha 7,1% do mercado em março.
A participação da Net Brasil deve crescer ainda mais no início de 2008, com a provável aquisição de duas operadoras por uma de suas afiliadas.
Com o domínio da Net Brasil, a NeoTV perde relevância. Até alguns anos atrás, o mercado se dividia entre Net Brasil (representada pelos canais da Globosat/Telecine) e NeoTV (representada por TVA e HBO). A Vivax era associada à NeoTV.

BARREIRA 1 A Casa Civil fez uma série de exigências ao Ministério das Comunicações para aprovar a renovação das concessões vencidas neste ano, entre elas as da Globo. Quer relatórios sobre o cumprimento da Constituição (se as TVs deram "preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas") e de leis e decretos _como mínimo de 5% de jornalismo e máximo de 25% de publicidade.

BARREIRA 2 A exigência, conforme apurou o noticiário especializado "Tela Viva", não terá conseqüências. Isso porque deveriam ter sido feitas antes do vencimento das concessões (já renovadas automaticamente) e porque o Ministério das Comunicações não tem condições de preparar esses relatórios, pois não fiscaliza as TVs.

DESESPERO A cúpula da Globo discutiu, em reunião na semana passada, se contratava ou não um menino de seis anos que tocou teclado no "Domingão do Faustão". Avaliou-se que, na concorrência, o garoto poderia incomodar a Globo no Ibope.

DRAMA Uma das personagens mais queridas dos telespectadores de "Sete Pecados", Juju (Nicete Bruno) vai ficar doente. No capítulo do dia 2, será revelado que ela tem leucemia.

REDE Primeiro canal de TV na internet brasileira, a AllTV está virando rede. Fez parceria com sites de jornalismo regionais e passará a cobrir 18 Estados. As afiliadas usarão a marca AllTV e produzirão conteúdo para uma programação nacional.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.