São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Televisão

Jake vira musa com "Pó Pará com Pó"

Cantora diz que o axé católico, que virou hit com vídeo da TV Aparecida no YouTube, é música para "animar micareta"

"A droga está famosa. Por que não dizer uma mensagem que todo mundo precisa ouvir?", diz cantora paulistana de 29 anos


AUDREY FURLANETO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Meu nome é Jacqueline Michelly Santos Trevisan, tenho 29 anos, sou paulistana e sempre fui muito ligada à música."
O ritmo acelerado da fala da cantora de axé é cortado em seguida: ela vai soletrar o nome.
"É J-a-c-q-u-e-l-i...", vai dizendo até terminar o nome todo -embora ele não seja conhecido, já que ela adotou, há dois anos, a versão reduzida Jake como nome artístico.
Vale dizer também que o nome dela, o artístico, é quase nada conhecido se comparado à mais famosa "composição" da cantora: é dela o "axé católico" "Pó Pará com Pó", tornado célebre quando Jake o cantou na TV Aparecida que, pouco depois, disponibilizou o vídeo no YouTube -até ontem, já somava mais de 400 mil acessos.
O refrão ("Pó pará com pó/ Pó pará com pó aê/ Pó pó pó pó pará com pó/ Pó pará com pó aê") é intercalado com versos -todos de Jake- como "Você tem que tomar uma overdose de Jesus/ Injetar na veia o sangue que correu na cruz". E, como um axé que se preze, o "Pó..." tem coreografia -assinada por Jake, com a mãe e a irmã. A saber: dedo indicador esquerdo tapando uma das narinas e mão direita à frente em sinal de "pare", e vice-versa.
"O que eu faço é música pra animar micareta, alegre. E eu pensei: entre cantar nada e qualquer besteira, vou cantar coisa que preste." Entrou aí o tema cocaína. "A droga está famosa, popular. Por que não dizer uma mensagem que todo mundo precisa ouvir?", avalia. "Saíram por aí dizendo que era a melô do Fábio Assunção e da Amy [Winehouse], aquela cantora do topetão, sabe?" Ela nega. "Não tem nada a ver."

O público do "Pó..."
A letra foi recomendada por Caetano Veloso em seu blog (www.obraemprogresso.com.br) -"Quero "Pó Pará com Pó" cantado por Ivete [Sangalo], Daniela [Mercury], Chiclete [com Banana]...", escreveu o músico. Ivete, aliás, já cantou o hit com Jake, num trio em Natal (RN), a pedido do "Pânico", da Rede TV!.
A cantora, que faz shows só de vestido longo ("Já tem tanta gente explorando a questão do corpo, né?"), liberou as músicas no site www.jake.com.br.
Desde o vídeo no YouTube, em novembro, ela tenta "assimilar o sucesso", "não esquecer suas origens" [trabalhou em gráfica com o pai até lançar o CD, em 2006], mesmo porque já tem público para suas canções -há outras como "Pressão", com o refrão: "Pressão/ Pressão/ Pra pegar cristão fujão".
"Estou na estrada há dois anos, tenho meu público. E não vão só católicos nos shows! Vai de tudo! Dá muito bêbado! Tem sempre um bêbado em show, né?", diz, rindo.
Quanto a ela, bebe pouco -vinho, vez ou outra. Diz que nunca usou drogas e não tem vícios. "Ah! Talvez tenha um! Dormir é vício?", pergunta.


Texto Anterior: Comentário: Ousadia marca carreira de Ney como solista
Próximo Texto: Gastronomia: Oliver ensina receitas "simples" de Natal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.