São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV

Justiça tira menores de minissérie da Globo

CARLA MENEGHINI
DA SUCURSAL DO RIO

O juiz Leonardo de Castro Gomes, da 1ª Vara de Infância e Juventude do Rio, concedeu liminar determinando a suspensão da participação de menores de 18 anos na minissérie "O Quinto dos Infernos", da Rede Globo.
Segundo a liminar, concedida a pedido do Ministério Público estadual, a emissora não pode usar imagens de menores já gravadas.
A Globo é acusada de não possuir o alvará que permite a participação de crianças e adolescentes na minissérie e de supostamente submetê-los à gravação de cenas de sexo, nudez e violência.
A emissora informou que não havia recebido a intimação até o fechamento desta edição. De acordo com a sua assessoria, nenhum programa da rede possui alvará para participação de menores, porque foi firmado recentemente um acordo com o Ministério Público que a desobriga.
O Ministério Público disse que desconhece tal acordo e afirma que a emissora assinou este mês um termo de comprometimento de entrada de pedido de alvará.
Segundo o Ministério Público, caso a emissora continue veiculando as cenas depois de receber a intimação, deverá pagar multa de R$ 100 mil por criança envolvida por cena. Cabe recurso.
Segundo a comissária de Justiça Valéria Fernandes, um ofício foi encaminhado na última segunda pedindo uma cópia do primeiro capítulo e a lista dos menores de 18 anos participantes e de seus pais. A Globo tem até o próximo dia 21 de janeiro para entregar.



Texto Anterior: Música: Independentes expõem em Cannes
Próximo Texto: Pai de Cássia volta a querer guarda de neto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.