São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil fica fora do Oscar, e Globo volta a fatiar transmissão da festa

"Cinema, Aspirinas e Urubus" perde indicação; TV exibe premiação pelo meio

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo oitavo ano consecutivo, o Brasil está fora da corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. Desde que "Central do Brasil" disputou a estatueta -e perdeu para "A Vida É Bela-, o país não emplaca um concorrente na categoria.
Desta vez, o preterido (para nove finalistas anunciados anteontem pela Academia de Hollywood) foi "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes.
Se quiser torcer pelo "Brasil no Oscar", porém, o público ainda poderá ter uma chance indireta. "A Rainha", do inglês Stephen Frears, com fotografia do brasileiro Affonso Beato, é candidato a várias indicações.
A Academia divulga os nomeados em todas as categorias na próxima terça. A cerimônia de premiação, que ocorre no dia 25/2, voltará a ter a transmissão fatiada pela Globo, única TV aberta a exibir a festa.
O Oscar começa às 22h (horário de Brasília). Como ocorre no domingo, a Globo só levará o programa ao ar a partir das 23h10, depois do "Fantástico" e do "Big Brother Brasil", que terá "uma edição mais curta", segundo informação da emissora.
Os prêmios anunciados antes disso serão mostrados em "flashes" na programação e nos intervalos. A apresentação fica a cargo de José Wilker e Maria Beltrão, como no ano passado.
Na TV paga, o Oscar será exibido na íntegra e com exclusividade pelo TNT, com o crítico Rubens Ewald Filho como comentarista. Ewald Filho e a apresentadora Maria Cândida entrarão no ar às 21h, comentando o "tapete vermelho", a glamourosa chegada dos astros.
No "aquecimento" para a festa, o Telecine reedita seu Festival do Oscar, nos canais Premium e Cult, a partir da quinta, 22/2, até o domingo do Oscar.
O pacote mais recente (e mais atraente) está no Telecine Premium e reúne seis indicados do ano passado, incluindo o discutido vencedor de melhor filme, "Crash - No Limite" (Paul Haggis), que desbancou "O Segredo de Brokeback Mountain" (Ang Lee), dado como o grande favorito.
Além dos filmes de Haggis e Lee, o festival trará "O Jardineiro Fiel", do brasileiro Fernando Meirelles, que deu a estatueta de atriz coadjuvante a Rachel Weisz; "Capote", "Johnny e June" e "King Kong". (SILVANA ARANTES)


Texto Anterior: DJs mais famosos do mundo tocam em São Paulo
Próximo Texto: Os nove finalistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.