São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bailarinos de Andréa Jabor caem no samba

Espetáculo no Sesc Avenida Paulista revisa o ritmo

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Antecipando o Carnaval, a coreógrafa carioca Andréa Jabor cai no samba no Sesc Avenida Paulista. Ali, ela e os bailarinos da Cia. Arquitetura do Movimento apresentam até o dia 27 uma visita contemporânea ao mundo do samba, resgatando o universo do ritmo.
Como aponta o nome, "Sala de Estar, as Cinco Peles do Samba" acontece numa sala de estar cenográfica, onde Jabor e suas sete bailarinas cantam, tocam e dançam próximas ao público. A proposta é reproduzir o clima de uma roda-de-samba.
Não por acaso, na passagem pelo Rio, em 2007, uma casa da Glória abrigou o espetáculo. "A sala é um dos três ambientes, que o público vai descobrindo de forma itinerante, como se fossem camadas, peles, seguindo os bailarinos", diz a coreógrafa, que criou os cenários com ajuda de cortinas.
Antes mesmo do começo, para criar um clima amistoso, o DJ e barman Edi Heinz recebe o público com caipirinhas. Depois, no meio da apresentação, a platéia é convidada a dançar, como num antigo baile de carnaval, com passos de lundu, maxixe e até polca.
As bailarinas contam suas próprias histórias com o samba. Na hora de escolher os profissionais, Jabor fez uma audição à procura de profissionais que tivessem uma ligação com o samba. Entre mais de cem candidatas vindas de escolas de samba, gafieira e da própria dança contemporânea, ela escolheu gente como a passista Patrícia Costa, neta de um dos fundadores da Portela e que já havia desfilado como rainha da bateria da Viradouro. Mais carnavalesco, impossível.


SALA DE ESTAR, AS CINCO PELES DO SAMBA
Quando:
sex., sáb., dom., 19h; até 27/1
Onde: Sesc Avenida Paulista (av. Paulista, 119, tel. 3179-3700)
Quanto: R$ 8 e R$ 16


Texto Anterior: Mostra da Cia. Folias d'Arte chega à 6ª edição
Próximo Texto: Para maiores de 16: Sobre baixaria no "BBB", Tuma Jr. diz que pedirá "bom senso"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.