São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Divulgação/Band
CINDERELA Os ex-globais Roger Gobeth e Juliana Silveira posam em foto promocional de "Floribella", novela que a Band começa a gravar em março e que deve estrear em 4 de abril, às 20h

Globo quer lei contra conteúdo estrangeiro

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, defende a criação de lei que restrinja a distribuição de conteúdo por empresa estrangeira, principalmente as de telefonia, mesmo que isso implique novas regras para a televisão aberta.
A declaração está em entrevista que o executivo deu à revista "Tela Viva", especializada em audiovisual, que circula a partir de hoje.
A entrevista evidencia que por trás do discurso pela defesa do "conteúdo nacional", que a Globo encampa há anos, está o temor do poder do capital estrangeiro e da concorrência desregrada com novas mídias, principalmente a telefonia celular, que já oferece TV.
"O que precisamos regular melhor é o conteúdo: já que a legislação permitiu 'vender o corpo', que é a infra-estrutura [a privatização das teles permitiu 100% de capital estrangeiro], tem que ‘preservar a alma’, que é o conteúdo", disse Marinho, para quem a defesa do conteúdo brasileiro é questão de "soberania nacional".
Marinho disse ainda que foi "burrice" vender emissoras "pequenas" (como a de São José dos Campos) e imóveis da família para tentar impedir a moratória da dívida, em 2002, na época avaliada em US$ 1,3 bilhão. Essa dívida, reduzida em negociação para US$ 800 milhões, terá de ser paga até 2012. Segundo a "Tela Viva", a Globo adiou o anúncio da moratória para não interferir na eleição presidencial.

OUTRO CANAL

Rede Ceará O Ministério das Comunicações abriu consulta pública para a criação de 21 canais retransmissores de TV, um recorde no governo Lula. Nada menos do que 18 foram destinados ao Ceará, terra do ministro das Comunicações, Eunicio Oliveira.

Revoada Mudanças na TV Cultura: Paula Cavalcante, diretora de produção, saiu. Rita Okamura, diretora de programação perdeu o cargo, ameaçou sair, mas continuará na emissora, como diretora do centro de memória, que está sendo criado. Programação e produção terão agora um único diretor: Mauro Garcia, ex-presidente da TVE.

Britânico A campanha Quem Financia a Baixaria É contra a Cidadania anuncia que teve a adesão das Casas Bahia, maior anunciante do país. A empresa confirma e diz que irá "rever alguns patrocínios". Mas informa que não deixará de patrocinar o "Brasil Urgente" (Band) e de fazer "breaks" exclusivos no "Cidade Alerta" (Record). Os demais que patrocina não são problemáticos.

Medo Em reunião ontem, em São Paulo, as afiliadas do SBT manifestaram muita preocupação com o crescimento da Record e voltaram a pedir jornalismo de qualidade.

Confirmado Agora é oficial: a microssérie "Hoje É Dia de Maria" será lançada nos cinemas no início do segundo semestre. A "bolha" onde foi gravada está sendo preparada para novas tomadas.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Severino é o Bush do sertão!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.