São Paulo, segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Globo vence Record e leva "Tropa de Elite"

Melhor filme no Festival de Berlim deste ano, "Tropa de Elite" vai virar seriado na TV Globo em 2009. A emissora venceu a disputa com a Record pelos direito de adaptar o longa-metragem. Era a preferida do diretor José Padilha.
O contrato entre a Globo e os produtores do filme (Padilha e Marcos Prado) deveria ter sido fechado em janeiro último. Mas a assinatura foi adiada devido a "filigranas jurídicas". A premiação não deve interferir no que já foi acertado, acreditam executivos da Globo.
Na Globo, "Tropa de Elite" deverá ter apenas cinco episódios na primeira temporada.
O modelo de negócio é o de co-produção, como, por exemplo, a parceria da Globo com a O2, de Fernando Meirelles, na realização de "Cidade dos Homens", derivado de "Cidade de Deus". Ou seja, José Padilha e Marcos Prado dividirão com diretores da Globo a tarefa de adaptar "Tropa de Elite".
Há duas possibilidades para o seriado: retomar a história do ponto em que o filme termina ou explorar episódios com o mesmo universo e personagens do longa. Na primeira hipótese, André Ramiro (o André Matias do filme) seria o protagonista.
Já a exibição do filme na TV poderá acabar na Justiça. A Record diz que os direitos são dela, uma vez que tem exclusividade com a distribuidora Universal. Mas os produtores dizem que a exclusividade não abrange filmes nacionais.

GRITARIA 1
O marketing da Record pode fazer parecer que a emissora do bispo Edir Macedo está colando na Globo. Longe disso. Dos 30 programas mais vistos no Brasil em janeiro, segundo o Ibope, apenas um era da Record, a novela "Caminhos do Coração". Todos os demais 29 foram exibidos pela Globo.

GRITARIA 2
A novela dos mutantes só aparece na 29ª posição no ranking dos campeões de audiência. Com 13,3 pontos, está bem atrás de "Vale a Pena Ver de Novo" (12º lugar, 21,3 pontos).

GRITARIA 3
Mas a Record vai consolidando a virada sobre o SBT na disputa pelo segundo lugar. Dos dez programas mais vistos no país, sem contar os da Globo, sete são dela e só três do SBT.

SOTAQUE
O SBT contratou dois atores portugueses para o elenco de "A Revelação", novela escrita por Íris Abravanel, mulher de Silvio Santos, a estrear em maio. Joana Solnado foi protagonista de "Morangos com Açúcar" (exibida pela Band) e atuou em "Como Uma Onda" (Globo, 2005). O outro lusitano é Diogo Morgado. A novela terá gravações em Lisboa.

ATRASOU
Inicialmente previsto para dezembro e depois para janeiro, o sinal da TV Brasil só deve chegar a São Paulo em abril.

DANÇOU
A cantora Paula Toller demorou a responder ao "Domingão do Faustão" se participaria ou não da nova edição da "Dança dos Famosos". Acabou substituída por Mariana Weickert.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.