São Paulo, Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasília tem 'homenagem'

da Sucursal de Brasília

A melodia recitativa e dramática e as explosões dissonantes e agudas do sax de Coltrane na música "Brasilia" bem poderiam ser a trilha sonora da cidade nestes dias. Mas o motivo para o título deve ter sido a ousadia arquitetônica da recém-inaugurada capital do Brasil, comparável ao atrevimento musical de Coltrane em 1961.
Numa das poucas falhas do magnífico libreto que acompanha a caixa de Coltrane, afirma-se que a música não poderia ter recebido o seu nome definitivo quando foi composta, porque naquele ano a capital do Brasil não havia sido inaugurada (a inauguração foi em 21 de abril de 1960).
"Brasilia", com 12m54s, abre o disco quatro da caixa e era a segunda faixa do LP "The John Coltrane Quartet Plays", lançado em 1965.
O LP foi o último em que ele gravou música de outro compositor ("Nature Boy", de Eden Ahbez).
Para quem acha que Brasília só inspirou canções de grupos de rock como Legião Urbana e Nativus, vale a pena conferir a interpretação musical que Coltrane deu à cidade de Niemeyer e Lúcio Costa. Quem o fizer vai se impressionar com a energia sonora que Coltrane e o pianista Tyner conseguem passar ao ouvinte com suas improvisações a partir de alguns acordes básicos. (CELS)




Texto Anterior: Jazz: John Coltrane "em estúdio" abandona o LP
Próximo Texto: Músico foi em busca do experimentalismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.