São Paulo, sábado, 18 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

APERTEM OS CINTOS! O PILOTO SUMIU!
Globo, 14h05.     (Airplane). EUA, 1980, 88 min. Direção: Jim Abrahams, Jerry e David Zucker. Com Robert Hays e Leslie Nielsen. Paródia bem articulada e original dos filmes tipo "Aeroporto".

ZANDALEE: UMA MULHER PARA DOIS
Bandeirantes, 21h.   (Zandalee). EUA, 1990, 110 min. Direção: Sam Pillsbury. Com Nicolas Cage, Erika Anderson, Nicolas Cage. Mulher de um ex-poeta, hoje executivo, envolve-se com pintor, amigo do marido. Cai fora.

É FOGO NA ROUPA
Cultura, 22h30.     Brasil, 1952, 88 min. Direção: Watson Macedo. Com Ankito, Violeta Ferraz, Adelaide Chiozzo, Heloísa Helena. Chanchada no auge, com a participação de nomes mitológicos do cinema brasileiro, além de Macedo, como o roteirista Alinor Azevedo e o fotógrafo Edgar Brazil. A trama fala de um grupo de pessoas que passa o Carnaval no Hotel Quitandinha. Números musicais de Emilinha Borba, Linda Batista, Ivon Cury, Elizeth Cardoso, Virginia Lane. P&B.

O GRANDE DRAGÃO BRANCO
Record, 23h.   (Bloodsport 4 - The Dark Kumita). EUA, 1998, 92 min. Direção: Elvis Restaino. Com Daniel Bernhardt, Stefanos Miltsakiakis, Michael Krawic. O título como está sendo apresentado pela emissora é um assalto puro e simples, já que "O Grande Dragão Branco" é o primeiro filme da série "Bloodsport" e tem como protagonista Jean-Claude Van Damme. Aqui, policial honesto é preso, vítima de armações dos corruptos. Na cadeia, terá de pôr em prática seus conhecimentos das artes marciais para sobreviver, depois que descobre a existência de um esquema de lutas, envolvendo guardas e presidiários.

TAKEOVER - O DOMÍNIO FINAL
Bandeirantes, 23h.   (Takeover). EUA, 1994, 90 min. Direção: Troy Cook. Com Billy Drago, Nick Mancuso, Eric Dare. Billy Drago, chefão do tráfico em Nova York, trata de expandir seus negócios para Los Angeles. Mas não será uma expansão pacífica. Pouco a esperar.

COMANDO ESTRATÉGICO
Globo, 0h20.   (Estragic Command). EUA, 1997. Direção: Rick Jacobson. Com Michael Dudikoff, Paul Winfield, Amanda Wiss. Grupo de elite liderado por ex-agente do FBI tem de dar conta de grupo terrorista que, após tomar um avião, ameaça os EUA com terrível arma química. Em suma, estratégico é procurar desde já outro programa para o horário.

ELKE: UMA MULHER ESPECIAL
Bandeirantes, 1h.   (Elke). EUA, 1995, 98 min. Direção: Edward Holzman. Com Shauna O'Brien, Griffin Drew, C.T. Miller. Mochileira (O'Brien) hospeda-se na mansão de uma família rica e, aparentemente, feliz. Vai ver, o pai, a mãe e os filhos têm pilhas de problemas sexuais. Uma vez liberada, ela fará o possível para liberá-los de seus traumas. Dá-lhe, Elke.

UMA BABÁ, OBJETO DO DESEJO
SBT, 1h.   (The Babysitter). EUA, 1995, 89 min. Direção: Guy Ferland. Com Alicia Silverstone, Jeremy London, J.T. Walsh. Alicia faz a babá que, enquanto toma conta das crianças, inspira fantasias sexuais em seus patrões.

OS IMPERDOÁVEIS
Globo, 2h05.      (Unforgiven). EUA, 1992, 131 min. Direção: Clint Eastwood. Com Clint Eastwood, Gene Hackman, Morgan Freeman, Jaimz Woolvett. Dois ex-pistoleiros vão a Big Whiskey para matar dois homens que retalharam o rosto de uma prostituta e embolsar US$ 1.000. Reflexão de Clint sobre o faroeste e a violência, sobre os mortos e a sua presença entre os vivos, sobre a relatividade da justiça e o absoluto da morte. Um dos grandes momentos do cinema nesta década. Ganhou Oscars de melhor filme, direção, ator coadjuvante, montagem, além de ser indicado para mais uma penca deles.

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA
SBT, 2h40.   (Cast the First Stone). EUA, 1989, 94 min. Direção: John Korty. Com Jill Eikenberry, Richard Masur. Ex-freira, professora, rigidíssima, virgem, é estuprada por jovem a quem dá carona. Não dá queixa na polícia, engravida e ainda perde o emprego.

TV PAGA
Bertolucci refaz tema de Borges

da Redação

A pior maneira de ver um filme é comparando-o ao livro que lhe deu origem. Na leitura, criamos nossas próprias imagens, nossos cenários, os rostos dos personagens. Por melhor que sejam, as imagens que o filme propõe nunca serão as nossas.
Assim, Bernardo Bertolucci foi feliz ao adaptar o "Tema do Traidor e do Herói", de Jorge Luis Borges, pois tomou-o como "gancho" para "A Estratégia da Aranha" (Eurochannel, 0h). A investigação em torno da traição que se torna ato de heroísmo aqui se passa na Itália pós-fascista e, a rigor, nada tem a ver com o conto original.
Ainda da Itália, uma jóia: "Totó e a Boa Vida", no Multishow, em horário sádico: 4h30. (IA)




Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Reza ajuda quem sabe o que quer
Próximo Texto: Outro Canal - Anna Lee: "Garotas do Programa" estréia em abril na Globo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.