São Paulo, Quinta-feira, 18 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MP3
Brasileiro vende CD com 195 músicas a R$ 25

da Redação

Um CD com 195 músicas no formato MP3, de Cássia Eller e Beethoven a Angra e Katinguelê, com várias canções de cada artista. Uma coletânea surreal que está deixando as gravadoras perplexas.
Leon, como prefere ser identificado, morador de Rio Branco, Acre, montou uma página na Internet em janeiro deste ano que vende seis tipos de megacoletâneas desse tipo a R$ 25 o CD.
Há volumes dedicados ao "rock nacional", ao pagode, com 174 músicas de Exaltasamba, Só pra Contrariar, Molejo etc, um CD com 133 músicas apenas do Legião Urbana, e dois "diversos" com Celine Dion, Aerosmith, Caetano Veloso, Chicago, Dire Straits, Elton John, U2, Police, Cure, Spice Girls, Scorpions, REM e vários outros.
As músicas são compactadas em cerca de dez vezes o tamanho original no formato MP3 (veja ao lado como transformar músicas em MP3), por isso cabem tantas músicas num único CD.
Leon, 23, se define como "trotskista ou bolchevique" e já integrou a Quarta Internacional, uma organização comunista fundada pelo revolucionário russo Leon Trótski (1879-1940) -daí o pseudônimo.
Em entrevista por e-mail, Leon afirma que faz pirataria por "hobby" e que só vendeu três CDs em fevereiro. "Recebo em média de cinco a dez e-mails de pedidos por dia, a maioria do Rio e São Paulo, mas, quando as pessoas descobrem o valor da remessa do CD por correio, desistem."
Ele não teme nenhuma represália pela atividade ilegal: "A morte e a cadeia não são problemas, mas não vou sair por aí de peito aberto, como um alvo. Mesmo que eu seja pego como exemplo, não vão conseguir deter o processo de distribuição (on line de música). Eu não sou o primeiro, não sou o único e tampouco serei o último. Não adianta tapar o sol com a peneira".
O endereço do site é http://pessoal.mandic.com.br/lb/.

Rádio MP3
São inúmeros os exemplos de gravadoras e artistas que aderiram ao formato MP3. As gravadoras norte-americanas Rykodisc e a independente Sub Pop já disponibilizam algumas músicas do seu catálogo em MP3.
O cantor David Bowie já demonstrou simpatia pelo formato. E o rapper Chuck D, do Public Enemy, virou o garoto-propaganda do MP3 ao romper com sua gravadora, a Def Jam, em dezembro, por lançar em MP3 faixas de um disco ainda inédito.
Os Beastie Boys lançaram o primeiro single de "Hello Nasty", "Intergalactic", na Internet em MP3, mas foram dissuadidos de continuar pela gravadora EMI, da qual o selo Grand Royal é subsidiário.
E o grupo eletrônico Underworld disponibilizou uma música do próximo disco "Beaucoup Fish", a ser lançado em abril, por apenas um dia na Internet em fevereiro.
Também por apenas um dia é a recomendação do site pernambucano www.sombrasil.com.br para manter a música no computador. São centenas de músicas no formato MP3, de Charlie Brown Jr. a Ara Ketu, todas nacionais. "Caso goste das músicas, você deverá comprar o CD", continua o aviso.
O webmaster e estudante do terceiro ano colegial, Américo Amorim, 17, mantém o site desde dezembro passado, que também transmite ao vivo a programação da rádio Top FM, de Recife.
Segundo ele, a rádio é a primeira do Brasil a veicular todas as músicas em MP3, substituindo o arquivo da emissora em CDs.
"São cerca de 600 músicas no disco rígido do computador. Toda a programação é tocada a partir de servidores com músicas em MP3. O locutor não precisa ficar trocando os CDs, tudo é automático." (MARCELO NEGROMONTE)


Texto Anterior: É bobagem achar que MP3 vai acabar
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.