São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto Moreira Salles e MAC-USP terão mostras

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O centenário de Samson Flexor vai servir para ao menos duas instituições culturais de São Paulo exibirem obras do artista. Em agosto, o MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) e o IMS (Instituto Moreira Salles) terão mostras dedicadas a Flexor.
De acordo com Antonio Fernando De Franceschi, curador da exposição no IMS, a sua seleção vai ter como base as aquarelas apresentadas em Paris, mas serão acrescidas de trabalhos pertencentes a colecionadores brasileiros. "Serão desenhos e aquarelas, acho que vamos conseguir 80 obras", diz ele. O recorte seguirá para as outras unidades do IMS até o ano que vem, no Rio, Belo Horizonte e Poços de Caldas (MG).
No MAC, a curadora Carmem Aranha utilizará como base os desenhos do acervo do museu para a exposição.
"Os desenhos são excepcionais para entender o processo, a construção das obras de Flexor", avalia Denise Mattar, curadora da última grande mostra de Flexor no Brasil, realizada em 2003 em São Paulo e no Rio, "Modulações", no IMS carioca e na Galeria do Sesi, em São Paulo. Ela tem o projeto de expor obras de Flexor apenas sobre mulheres no ano que vem, mas ainda não foi fechada a instituição que apresentaria os trabalhos. "É uma produção pouco conhecida do artista. Desde o começo da carreira, ele fazia nus lindíssimos."

Religião
Há algumas obras públicas de Flexor em igrejas de São Paulo. O destaque recai sobre o conjunto de afrescos da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, feito entre 1957 e 1964. "É uma das mais importantes obras religiosas do Brasil", afirma De Franceschi. Flexor utiliza perspectivas geométricas para enfocar personagens religiosos.
A igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Sumaré, também tem pinturas de Flexor, a série "Os Passos da Paixão" (1948-1951).


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Zélia Gattai é submetida a cirurgia de risco em Salvador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.