São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA

São Paulo Cia. de Dança acerta tempo da Osesp e é aplaudida por plateia cheia


NO "LARGO", OITAVA VARIAÇÃO, É COMO SE OS BAILARINOS TIVESSEM QUE PASSAR PARA O LADO DE DENTRO DA MÚSICA


SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

Parece que Rimsky-Korsakov (1844-1908), líder do nacionalismo russo, não comparecia a concertos com obras do compatriota Tchaikovski (1840-1893), cuja música era tida como demasiadamente "europeia".
Não houve, entretanto, incompatibilidade entre os rivais no concerto da Osesp que encerrou a Virada.
Sob a regência de Yan Pascal Tortelier, a orquestra apresentou "Sheherazade" (1888), obra prima de Korsakov, e -com a participação da São Paulo Cia. de Dança- "Tema con Variazioni", movimento final da "Suíte nº 3" (1884), de Tchaikovski.
Uma hora antes do início, já não havia lugar para sentar na plateia da Estação da Luz. Com cortinas fechadas -mas som aberto para o público-, orquestra e bailarinos ensaiavam sem medo de estragar a surpresa.
"Sheherazade" é um prato cheio para Tortelier, um especialista do timbre. Momentos especiais foram o tema do terceiro movimento nos cellos com uma aura de oboé, ou, no finale, a melodia das cordas graves reforçada por trompas e clarinetes.
Mas foi outro artista russo que conduziu a dança dos timbres ao movimento corporal: o coreógrafo George Balanchine (1904-1983), autor de "Theme and Variations" (1947).
Ele estabelece relações com o tema que a própria música de Tchaikovski não contempla. No "Largo", oitava variação, é como se os bailarinos tivessem que passar para o lado de dentro da música. Outros momentos assim são o fugato (quinta variação) e o "pas-de-deux" (décima variação).
Cada trecho do balé foi aplaudido pela multidão. Ao juntar o espaço aberto da metrópole com o tempo da Osesp, a São Paulo Cia. de Dança mostrou que a Virada Cultural pode mesmo virar -por alguns instantes- a cidade do avesso.



SP CIA. DE DANÇA E OSESP
AVALIAÇÃO ótimo



Texto Anterior: Foco: Apresentação de pole dance traz erotismo democrático
Próximo Texto: Crítica: Sonorização problemática faz Sepultura atropelar orquestra
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.