São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO CANAL

Governo faz pente-fino em antenas de SP

Divulgação/TV Record
COMEÇOU O diretor Edson Spinello (centro) orienta os atores Luiz Guilherme e Jonas Bloch durante as primeiras gravações de "Bicho do Mato", próxima novela das 19h30 da Record, no Pantanal


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Uma equipe de técnicos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está percorrendo cada metro da avenida Paulista, símbolo de São Paulo, e fazendo medições de campo para detectar o nível de interferência causado pelas antenas de rádio e TV (são 29) e de telefonia instaladas em mais de uma dezena de torres no topo de edifícios da região.
Reportagem da Folha no último domingo mostrou que a concentração de antenas na avenida Paulista tem provocado interferências em equipamentos hospitalares, semáforos e até teclados.
A medição irá definir o grau de "culpa" das TVs, rádios e telefônicas móveis pelas interferências.
Com base no estudo, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, promete até o final do ano tomar uma decisão para acabar com as interferências. Uma das alternativas em discussão no governo é a concentração de todas as antenas em apenas uma ou duas torres na Paulista _e não em mais de dez.
Isso já é possível graças a novos filtros para transmissores analógicos. A chegada da TV digital, de acordo com o ministério, não deverá agravar o problema mesmo com o uso simultâneo de duas antenas (uma digital e outra analógica) porque todas as redes de TV (menos a Globo) farão transmissões digitais nas mesmas torres em que hoje fazem a analógica.
Outra alternativa é tirar parte das antenas da Paulista e levá-las para outra região da cidade.

OUTRO CANAL

Seleção O lamentável jogo entre Corinthians e River Plate, no Pacaembu, no último dia 4, rendeu ao SporTV seu recorde histórico de audiência (desde que o Ibope passou a medir a TV paga, em 2001). A partida (não exibida pela Globo) atraiu mais de 1,8 milhão de assinantes. O recorde anterior do SporTV era Brasil x Rússia, na final da Liga Mundial de Vôlei em 2002.

Orra, meu Durante todo o mês de junho, o "Domingão do Faustão" será apresentado diretamente de São Paulo _um antigo sonho de Fausto Silva. É que, por causa da Copa do Mundo, boa parte dos técnicos e engenheiros da Globo no Rio estará voltada para a Alemanha.

Saldo A avaliação do jornalismo da Globo é de que Record e Band dedicaram mais tempo de transmissão aos ataques do PCC, mas que foi dela (Globo) a melhor cobertura. Para a Globo, a concorrência, em determinados momentos, chegou a resvalar no sensacionalismo, contribuindo para o pânico.

Prêmio Os ataques do PCC acabaram, ironicamente, favorecendo o Partido Progressista. Com o aumento da audiência da TV, o programa do partido de Paulo Maluf atingiu 69 pontos na soma de todas as redes abertas. Assim, foi o programa mais visto no dia, mais até do que "Belíssima", que deu 60 pontos.

@ - dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Gisele rumo ao hexa!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.