São Paulo, segunda-feira, 18 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival exibe filme sobre vida na prisão de jovem francês de origem árabe


DA ENVIADA A CANNES

Um ano depois que a França quebrou suas duas décadas de jejum da Palma de Ouro, com "Entre os Muros da Escola" (2008), de Laurent Cantet, o francês Jacques Audiard ("Um Herói Muito Discreto") retorna à disputa pelo prêmio, com um robusto concorrente.
"Un Prophète" (um profeta) mostra o percurso na prisão do jovem francês de origem árabe Malik, 19, (o estreante em cinema Tahar Rahim, em extraordinário desempenho).
Ele cumpre uma pena de seis anos, por crime não revelado na trama. Fica claro, porém, não se tratar de assassinato -lição que aprenderá no cárcere.
De início, Malik é subjugado por uma das máfias instaladas na cadeia, com a cumplicidade da administração carcerária. Essa parte da trama inclui cena de sufocamento com saco plástico à la "Tropa de Elite". A Folha perguntou a Audiard sua opinião sobre o filme de José Padilha e sobre "Carandiru", de Hector Babenco. Ele disse saber que são "bons filmes".
Com o passar do tempo, além de se alfabetizar na prisão, Malik aprende a lidar com as demais facções e a manipulá-las, a favor de seus interesses.
Audiard diz que o título do filme indica "um profeta que anuncia um novo tipo de criminoso, bastante angelical, não necessariamente psicopata".
O diretor citou "a influência da imagem da cadeia criada pelas séries americanas" e o viés "documentarista" que se aguarda dos "filmes de prisão" como "obstáculos" à abordagem que ele queria fazer do gênero. Ele afirma que sua ideia era "tratar a prisão como uma metáfora da vida em sociedade". Nesse sentido, "dentro e fora é a mesma coisa. Por isso o que Malik aprende dentro [da cadeia] lhe serve fora", diz.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Modo Cannes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.