São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA MPB

Cantora estreia apostando em boa mistura de estilos musicais

ADRIANA FERREIRA SILVA
EDITORA DO GUIA FOLHA

Da geração de jovens herdeiras, diretas ou não, da vanguarda paulista -Tulipa, Iara Rennó, Andreia Dias-, Anelis Assumpção era a única que ainda não tinha um trabalho autoral. Inevitavelmente, "Sou Suspeita. Estou Sujeita. Não Sou Santa." era aguardado com curiosidade.
Enfim, a filha de Itamar desfaz essa expectativa em um álbum cheio de frescor, com boas experimentações e letras bem-feitas, registradas em uma produção coletiva que reúne alguns dos melhores nomes da nova vanguarda como Céu, Beto Villares, Daniel Ganjaman, Curumin e Gustavo Ruiz.
Há referências à turma do pai, entre tantas, em sua entonação, alternando canto e fala, o que ela já fazia nos tempos de banda DonaZica, ou na inclusão de um poema de Paulo Leminski, parceiro constante de Itamar, na canção "Amor Sustentável" -com interpretação cafajeste de Gero Camilo.
Mas o que há de mais interessante em "Sou Suspeita" é a mistura sonora características de sua própria trupe, o que diferencia e, ao mesmo tempo, dá liga às faixas.
Anelis flerta, por exemplo, com ritmos jamaicanos como o dub, na hipnótica "Neverland", composição de Anelis e Beto Villares que tem Céu como convidada; e o reggae, em "Bola com os Amigos", cuja letra poderia também dar em samba. Este aparece em "Passando a Vez", com vocais do MC Max B.O.
"Sonhando", de Karina Buhr, tem pegada afrobeat; "Secret Garden" e "One Day" em inglês, trazem inspiração do jazz; e "Quaresmeira", parceria de Anelis e Jerry Espíndola, é tradicional MPB.
O melhor, no entanto, está logo no início. A música de abertura causa arrepios: o som seco das cordas de um violão prepara o clima para a entrada de Itamar, que emenda uma percussão com sua própria voz, criando a base para o vocal de Anelis.
Assim, os dois cantam os lindos versos de "Mulher Segundo o Meu Pai", única canção do genial Beleléu incluída no disco. Não precisava de nenhuma outra.

SOU SUSPEITA. ESTOU SUJEITA. NÃO SOU SANTA.

ARTISTA Anelis Assumpção
LANÇAMENTO Scubidu Records
QUANTO R$ 22 (CD) e R$ 70 (vinil)
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Música: CDs
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.