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São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2003

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TELEVISÃO

Globo vai tocar em rádio comunitária

Divulgação/Conspiração Filmes
ROAD MOVIE Gilberto Gil em cena do documentário "Viva São João", gravado em 2001 pela Conspiração e que a Globo exibe nesta sexta, após o "Programa do Jô"; Gil é o apresentador do longa

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Globo está fazendo parcerias com rádios comunitárias legalizadas para executar nessas emissoras o áudio de alguns de seus programas de televisão.
Oficialmente, o objetivo da Globo é atingir moradores de favelas e comunidades carentes que não têm televisores. Outra intenção é tornar disponível seus programas a pessoas que têm televisor, mas que não podem assisti-los nos horários em que são exibidos na televisão porque estão trabalhando ou porque têm de dormir cedo.
O projeto da Globo começa a ser implantado no final deste mês em 300 FMs comunitárias do Estado do Rio de Janeiro. Serão fornecidos os áudios de programas como "Vídeo Show", "Zorra Total", "Casseta & Planeta - Urgente!", "A Grande Família" e "Sítio do Picapau Amarelo". Se der certo, será ampliado para todo o país.
As FMs terão de transmitir os programas em horários alternativos aos da TV Globo. A emissora irá distribuí-los por e-mail, em formato MP3. Existem hoje cerca de 15 mil rádios comunitárias no país, das quais apenas cerca de 10% delas já estão legalizadas. Por lei, suas coberturas se restringem a um raio de um quilômetro.

OUTRO CANAL

Poupança 1
O apresentador Gugu Liberato se prepara para investir cerca de R$ 3 milhões nas instalações da concessão de TV que comprou no final de 2001, antes da aprovação pelo Congresso Nacional, em Cuiabá (MT). É um bom valor para a média das emissoras de cidades de médio porte.

Poupança 2
A concessão de Liberato em Cuiabá, no entanto, foi cancelada no ano passado pelo Ministério das Comunicações, porque a legislação não permite a transferência de concessões antes do início de suas operações. O apresentador recorreu ao Superior Tribunal de Justiça, que deve julgar o caso no próximo dia 25.

Roda e avisa
A Globo já está vendendo no mercado publicitário uma cota nacional de patrocínio de "Os Simpsons", que tirou do SBT. O desenho animado estréia dia 5, às 11h30.

Peroba 1
Temendo ser surpreendida pela imprensa de que exibiu um caso forjado _o de uma "mãe" que disse que namorou, sem saber, o próprio "filho"_, Márcia Goldschmidt, da Band, tomou a iniciativa de expor no ar que tudo foi uma grande mentira.

Peroba 2
Goldschmidt disse que não sabia, que foi enganada pelos "atores". A pergunta que não quer calar: como um programa que não checa o que exibe pode se chamar "Hora da Verdade"?

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


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