São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/GNT
ROSANA JATOBÁ ESTRÉIA NO GNT Daniel Dottori e Rosana Jatobá, moça do tempo da Globo, gravam a série ‘Um Mundo para Chamar de Seu’, sobre sustentabilidade, que o canal GNT estréia em 4/7

Juiz inocenta Globo de acusação de racismo

Em sentença publicada no último dia 5, o juiz Argemiro de Azevedo Dutra, da 3ª Vara Cível de Salvador, inocentou a Globo de acusação de racismo pela exibição, em 2006, da novela "Sinhá Moça", atualmente em reprise. Cabe recurso.
Após ouvir reclamações de soteropolitanos, o Ministério Público da Bahia impetrou ação civil pública contra a Globo, pleiteando que a emissora fosse condenada a realizar uma nova versão da novela, "mostrando a participação do negro no regime escravocrata [tal] como realmente ocorreu, com orientação de historiadores" aprovados pela promotoria.
Na ação, o promotor Almiro Sena Soares Filho argumentou que "Sinhá Moça" deturpou a história da escravidão, ao revelar um negro extremamente passivo e sofredor, dependente de heróis brancos. Também sustentou que a novela fomentou o racismo ao divulgar cenas em que os negros apareciam em situações de sofrimento, agressões, torturas e humilhações, enquanto o branco surgia entre bondades e romances.
A Globo se defendeu dizendo que a novela é uma obra de ficção, baseada em livro publicado há mais de 50 anos, e que não se via obrigada a fazer "abordagem real dos fatos históricos", pois isso seria documentário. Penalizá-la seria contra o princípio constitucional da liberdade de expressão e criação.
O juiz Dutra acatou integralmente a defesa da Globo.

SUBIU Pela primeira vez, a novela "A Favorita" bateu anteontem na casa dos 40 pontos no Ibope. O frio na Grande São Paulo ajudou. Das 18h às 24h, havia quase 67% de televisores ligados, três pontos percentuais a mais do que nas últimas segundas-feiras. Os "novos" telespectadores sintonizaram justamente a Globo. As demais emissoras não perderam audiência.

REPETECO Saudades de Glória Maria? Desde o último dia 10, o canal GNT está reprisando, às terças, às 21h30, o quadro "Passaporte", com as viagens que ela fazia no "Fantástico".

FIM DE NOITE Com a reprise de "Pantanal", o programa de Hebe Camargo tem entrado no ar às 23h30. Ela não está gostando disso.

NOMENCLATURA Novo diretor da área artística da Globo, Manoel Martins deve anunciar amanhã que, a partir de agora, todos os diretores de núcleo, diretores-gerais de programas e diretores de programa passarão a ser chamados de diretores artísticos. Mas as distinções entre eles (diretores de núcleo são mais importantes que de programas) continuam.

EMPLACOU No ar há pouco mais de um ano, o "Jogo Aberto", programa sobre futebol apresentado por Renata Fan na Band, está marcando atualmente médias de até quatro pontos. Quando entrou no ar, sua média era de 0,8.

RÁDIO-CORREDOR No SBT, é grande a expectativa de funcionários pela chegada de um novo alto executivo. A rede não confirma.


Texto Anterior: José Simão: É hoje! O Dunga vai chupar um queijo!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.