São Paulo, sábado, 18 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cinema ambiental é destaque em mostra realizada em Goiás

CARLOS MINUANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CIDADE DE GOIÁS

A complexa relação do homem com a natureza é o tema central do 13º Fica (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), realizado desde terça na histórica Cidade de Goiás (GO).
A mostra, que encerra amanhã, tem participação de sumidades da sétima arte, como os cineastas Cacá Diegues, presidente do júri, e Arnaldo Jabor, homenageado do evento, que se encontram hoje em um debate sobre os rumos do cinema brasileiro.
"Festivais com temática ambiental e encontros segmentados como esse são uma tendência no mundo todo", diz Diegues. De fato, além do Fica, o circuito dedicado ao cinema ambiental já inclui Itália, Grécia, Espanha, Turim, Portugal e EUA. A mostra brasileira, além de pioneira, está entre as cinco maiores.
Trinta filmes disputam premiações que somam R$ 240 mil em sete categorias.
Desses, 19 são brasileiros, entre os quais se destaca o documentário "2012: Tempo de Mudança", de João Amorim, realizado em coprodução com os EUA.
Com estreia prevista para o dia 23, "2012" mistura profecias apocalípticas, experiências psicodélicas e depoimentos de celebridades, como o cineasta David Lynch, para defender uma nova teoria sobre sustentabilidade.

O jornalista CARLOS MINUANO viajou a convite do evento.


Texto Anterior: Cineasta recupera trágica exploração do corpo negro
Próximo Texto: Álbum resgata os favoritos dos Beatles
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.