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Curadores questionam crítica à relação entre arte digital e contemporânea
DA REPORTAGEM LOCAL
Para os curadores, a arte digital está sim integrada ao panorama contemporâneo. É o que
pensa, por exemplo, a curadora
da 27ª Bienal de São Paulo Lisette Lagnado, para quem as
novas mídias são "uma pesquisa que vai e deve se desenvolver". "É preciso encontrar uma
poética que vá além do deslumbre pelos efeitos dos programas", aponta Lagnado.
"Acho que é igual a qualquer
nova experiência artística", defende o crítico e curador Paulo
Sergio Duarte. "O importante
sempre é ter exigência poética.
Seja no teatro grego, numa pintura Renascentista ou num
projeto digital. Queremos é que
haja força poética."
Quanto à afirmação de que o
digital amplia a interatividade
entre o público e a obra, há controvérsias. Lagnado afirma que
"a "chamada" interatividade,
que seria a mobilização e participação do espectador, funcionava a todo vapor quando [o artista] Matta-Clark abriu o restaurante "Food" (1971-72)". "Há
mais de 35 anos, [o intelectual]
Hans Magnus Enzensberger
escreveu que "com um simples
acionar de botão, qualquer pessoa pode participar". Isso é
"participar'?", questiona.
Para ela, o poder está nas comunidades virtuais, "que poderiam ter uma potência transformadora quando saem do
virtual para o real".
Para o curador e diretor do
MAM-SP Tadeu Chiarelli, dizer isso é não levar em conta
que também há interação com
uma pintura. Ele afirma que o
fato de manipular uma "traquitana não garante a participação". "É uma visão equivocada.
Hélio Oiticica e Lygia Clark faziam trabalhos interativos e
não utilizavam tecnologia."
Já Duarte acredita que a arte
digital intensifica essa relação.
"O sujeito tem experiências estéticas que os meios anteriores
não possibilitariam", fala ele.
Chiarelli sustenta ainda a necessidade de ser mais "crítico".
"É preciso tentar entender em
que medida ela é transformadora ou apenas cria uma ilusão
de interatividade."
(AFS)
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