São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Madeleine Peyroux vai a Ouro Preto

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A cidade de Ouro Preto (MG) será palco de um inusitado combate. Na abertura do festival Tudo É Jazz, em 13/9, o saxofonista Kenny Garrett e o trompetista Wallace Roney, discípulos do genial Miles Davis, vão reviver com seus grupos as "battles", batalhas musicais que bandas do jazz travavam nos anos 30 e 40.
A sexta edição do evento promete repetir o alto nível musical das anteriores. No encerramento, em 16/ 9, a norte-americana Maria Schneider (destaque do último Tim Festival) vai reger uma orquestra de 22 músicos mineiros formada para interpretar suas composições.
Quem fecha a noite de 14/9, com seu blues e jazz retrô, é a cantora Madeleine Peyroux. Antes, a talentosa trompetista canadense Ingrid Jensen toca com os brasileiros Claudio Dauelsberg (piano) e Zeca Assunção (baixo).
Essa noite destaca ainda duas revelações da cena de jazz em Nova York: o quinteto do baixista israelense Omer Avital, que une experimentalismo e tradição em suas composições; e o trio do pianista americano Aaron Goldberg, que recriou com sensibilidade temas de Tom Jobim e Djavan em seu último CD.
Fusões do jazz com a música brasileira dominam o programa de 15/9, que promete o SambaJazz Trio, o Duofel e o reencontro do pianista João Donato com o sax de Bud Shank. Fechando a noite, o violonista Oscar Castro-Neves traz dos EUA, onde vive desde os anos 60, banda que destaca Don Grusin (piano) e Abe Loboriel (baixo).
Já para os shows ao ar livre estão escalados o pianista norte-americano Cliff Korman, o flautista argentino Jorge Cutello e os brasileiros Mauro Senise, Juarez Moreira, André Dequech, Célio Balona, Nivaldo Ornelas e grupo Monte Pascoal.


Texto Anterior: "Filme Noir" recria no teatro sensação de cinema
Próximo Texto: Música: "New York Times" elogia os Mutantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.